Arte na Pré-História

A arte na pré-história se desenvolveu a partir das produções artísticas feitas pelos primeiros grupos humanos.

A arte na pré-história se manifestou de várias maneiras, sendo uma das formas mais úteis de conseguir reconstituir a cultura e o modo de vida dos primeiros grupos humanos.

Por ser um período anterior ao surgimento da escrita, uma das poucas fontes históricas disponíveis dessa fase são as pinturas rupestres, os objetos, as esculturas e os monumentos megalíticos.

Tais vestígios nos dão alguns indícios de como os humanos se organizavam durante a pré-história, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas e para o avanço do conhecimento.

A pré-história é dividida em três fases:

  1. Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 10.000 a.C.);
  2. Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 10.000 a 5.000 a.C.);
  3. Idade dos Metais (de 5.000 a 3.500 a.C.).

O conceito de arte nos remete a algo moderno. Por isso, tal termo não era conhecido pelos pré-históricos, que não produziam arte com a finalidade de enfeite ou admiração, mas sim para cumprir uma função prática.

Arte no Paleolítico

O Paleolítico é marcado pela existência de manifestações artísticas realizadas em cavernas ou em locais próximos a elas. Tais artes são conhecidas como arte rupestre e arte parietal.

A arte rupestre se refere aos desenhos produzidos nos tetos, paredes e outras superfícies de cavernas, rochas ou abrigos rochosos.

Pré-história

Já a arte parietal é assim chamada por estar relacionada com a arte desenvolvida nas paredes das cavernas.

Pré-história

Essa fase é marcada pela existência de pinturas naturalistas, sendo assim, destaca-se desenhos de homens e animais, pois era bastante comum os homens dessa época reproduzirem cenas de caça e de figuras abstratas.

Além da arte presente nas cavernas e rochas, esse período se caracteriza pela criação das primeiras ferramentas, ainda bastante rústicas, tais como machados, lanças, facas, anzóis, arpões, flechas e arcos.

Os materiais usados para a produção desses instrumentos eram os ossos, madeiras, chifres e peles de animais. Além disso, é importante destacar que durante esse período também foram produzidas esculturas, em sua maioria, femininas.

 Pré-história
Escultura feminina

Arte no Neolítico

A arte no Neolítico passa a ser vista em locais externos às cavernas, pois, como essa fase é marcada pela sedentarização dos grupos humanos.

Logo, pela sua fixação em territórios, os primeiros abrigos construídos pelo homem remontam a esse período. Por isso, os homens do Neolítico são vistos como os primeiros arquitetos da história.

A arte passa por um avanço no que concerne às técnicas que se desenvolvem com maior cuidado, prova disso é a criação do polimento dos objetos e da aparição de formas geométricas.

Além disso, podemos citar o surgimento de tecidos confeccionados a partir do linho e da lã, e da criação de objetos feitos de cerâmica.

Pré-história
Vasos de cerâmica

Os monumentos megalíticos também foram expressões artísticas próprias dessa fase. Construídos a partir de grandes pedras organizadas em composições únicas, deduz-se que essas obras foram erguidas para a realização de rituais.

Podemos citar o Stonehenge, na Inglaterra:

Pré-história
Stonehenge

E o Cromeleque dos Alemendres, em Portugal:

Pré-história
Cromeleque dos Alemendres

Arte na Idade dos Metais

A arte na Idade dos Metais assumiu outra característica, marcada pela metalurgia e pelo desenvolvimento de técnicas de fundição.

A Idade dos Metais é dividida em três períodos, caracterizados pelo uso dos metais mais populares da época:

  1. Idade do Bronze
  2. Idade do Cobre
  3. Idade do Ferro

Essa fase marca o surgimento de ferramentas e utensílios de metal que tinham objetivos utilitários, tais como os instrumentos de cozinha, armas, ferramentas para caça, agricultura e pesca.

Além disso, esse período se caracteriza pela criação dos primeiros ensaios de escrita.

 Pré-história
Esculturas em metal

Arte na pré-história do Brasil

O Brasil se destaca pela existência de alguns sítios arqueológicos e de várias pinturas rupestres encontradas em diversas regiões do país:

 Pré-história
Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More