Miomas uterinos – O que são, causas, sintomas, tipos, tratamento
Você sabe o que é um mioma? Continue lendo para entender tudo sobre esses tumores benignos que ocorrem em muitas mulheres!
Os miomas uterinos são tumores benignos compostos por tecidos musculares fibrosos.
A presença dos miomas no útero geralmente causa sangramento anormal, dor e pressão na região pélvica. Também podem surgir complicações durante a gestação, abortos espontâneos, problemas urinários e intestinais.
A ocorrência de miomas uterinos em mulheres com mais de 45 anos é alta, eles ocorrem em 70% delas, entretanto, costumam ser pequenos e assintomáticos.
Causas de mioma uterino
As causas que levam os miomas a se desenvolverem no útero ainda são desconhecidas. Alterações hormonais e obesidade parecem ser fatores de risco para aparecimento dos miomas.
Os miomas uterinos também ocorrem com maior frequência nas mulheres pretas, em geral, 50% delas apresentam miomas depois dos 45 anos, enquanto nas mulheres brancas apenas 25% desenvolvem esses tumores.
Sintomas de mioma uterino
Os sintomas de mioma uterino dependem de fatores como a quantidade de miomas, o tamanho e a localização deles no útero.
A maioria dos miomas é assintomática, mas quanto maior for o mioma, mais sintomas ele pode causar.
O principal sintoma é a ocorrência de um fluxo sanguíneo maior durante o período menstrual e a perda de sangue excessiva pode provocar anemia.
Os miomas maiores causam dores na região pélvica, sensação de inchaço e pressão na barriga mesmo fora do período menstrual.
Eles também podem pressionar a bexiga aumentando a frequência urinária da paciente.
As mulheres grávidas podem ter problemas sérios, como abortos espontâneos, trabalho de parto prematuro, posição anormal do bebê dificultando o parto natural, sangramento excessivo após o parto.
Dependendo do tamanho do mioma, ele pode causar infertilidade, pois pode bloquear as trompas de Falópio ou causar torção no útero, impedindo a formação ou implantação do embrião.
Tamanho de mioma uterino
Embora na maioria das vezes sejam pequenos, o tamanho dos miomas pode ser muito variável — entre tamanho microscópico ou até mesmo de uma bola de basquete.
Tipos de miomas uterinos
Eles podem crescer em diferentes partes do útero. O tipo mais comum é o mioma subseroso, que cresce na superfície externa do útero.
No entanto, pode ser um mioma intramural, ou seja, crescer na parede do útero, ou mioma submucoso quando cresce sob o endométrio.
Diagnóstico de mioma uterino
Os miomas são diagnosticados pelos médicos ginecologistas através de exames de imagem, como as ultrassonografias.
Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor será o tratamento ou acompanhamento do desenvolvimento dos miomas.
Tratamento de mioma uterino
O tratamento dos miomas é indicado apenas em casos onde existam sintomas.
Ele pode ser feito através de medicamentos, que aliviam os sintomas ou encolhem os miomas, cirurgia para a remoção do útero ou do mioma, ou procedimento para destruir os miomas dentro do corpo.
As mulheres assintomáticas devem ser reavaliadas de 6 em 6 meses para que seja acompanhado o desenvolvimento dos miomas.
Veja também:
- HPV – Vírus do Papiloma Humano: O que é, causas, sintomas, tratamento
- Órgãos do corpo humano
- 7 Mitos sobre menstruação que as mulheres devem parar de acreditar
- Síndrome do Ovário Policístico – O que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e cura
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.