O que é blockchain?

Tecnologia garante segurança e transparência nas operações com moedas digitais. Entenda como ela funciona e suas vantagens.

0

Se você gosta de tecnologia e finanças, certamente já ouviu falar em blockchain. Mas você sabe o que o termo significa?

Em resumo, blockchain é um sistema de envio e recebimento de informações. Graças a essa tecnologia, atualmente é possível realizar transações de moedas digitais como o Bitcoin.

Confira a seguir o que é blockchain, como funciona e por que ele é tão inovador.

O que é blockchain?

A palavra blockchain é formada a partir dos termos em inglês block (“bloco”) e chain (“corrente”). Desta forma, o significado de blockchain em português é “corrente de blocos”.

Essa tecnologia reúne códigos gerados online que contêm informações conectadas. Esses dados são reunidos em blocos que formam uma corrente, como o nome sugere.

Também conhecido como “protocolo de confiança”, o blockchain é uma espécie de livro contábil, no qual ficam registradas todas as informações relacionadas à transação das criptomoedas de forma segura e confiável.

Ou seja, ele informa a quantia de moedas digitais transferidas, quem fez a transação, a conta de destino, quando ela foi realizada e até o local do blockchain na qual a operação está registrada.

Como funciona o blockchain?

No blockchain, todas as informações são armazenadas em blocos. Cada um deles possui um resumo dos dados, chamado de hash.

Desta forma, um bloco é formado pela informação contida nele, seu hash e o hash do bloco anterior. Os hashs devem ser compatíveis para formar a corrente, portanto, são dependentes uns dos outros.

Os responsáveis por verificar todas as transações e registrá-las no blockchain são os chamados mineradores.

Toda informação deve ser considerada legítima antes de ser inserida no sistema pelos mineradores, por consenso da maioria simples da rede.

Vantagens do blockchain

Confira as principais vantagens do blockchain:

  • Descentralização da rede;
  • Imutabilidade dos dados;
  • Segurança;
  • Transparência;
  • Confiabilidade em relação aos dados;
  • Não é controlado por pessoas ou empresas;
  • Rapidez nas operações.

Blockchain é seguro?

A tecnologia blockchain é altamente segura. Isso acontece porque a rede só existe na nuvem, ou seja, pela Internet, sem estar centralizada em um local ou aparelho.

Além disso, o sistema conta com várias camadas de segurança, deixando-o protegido de invasões ou qualquer tipo de ataque. Caso haja alguma tentativa, o blockchain trava automaticamente, impedindo a violação dos dados.

Qual é a diferença entre blockchain e Bitcoin?

Blockchain é uma tecnologia que possibilita a criação das moedas digitais e a realização de operações com elas. Entretanto, ela não se restringe a essa funcionalidade, podendo ser utilizadas para outros fins, como validação de documentos e eleições.

Bitcoin é uma das moedas digitais, ou seja, existe apenas na Internet e pode ser enviada e recebida sem o intermédio de bancos ou operadoras de cartão de crédito.

Ou seja, com blockchain, é possível fazer transações tanto em Bitcoin quanto em outras criptomoedas, como Litecoin e Ether.

Leia também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.