O que foi a Proclamação da República?

A Proclamação da República foi o acontecimento que marcou o início do sistema republicano no Brasil.

A Proclamação da República foi um dos eventos mais importantes da história do Brasil. Ocorrida no dia 15 de novembro de 1889, ela foi o resultado de um golpe de Estado liderado por marechal Deodoro da Fonseca.

A Proclamação da República representou o fim da monarquia no Brasil e o início do sistema republicano tendo como primeiro presidente do país, o marechal Deodoro da Fonseca.

Esse acontecimento foi consequência de um longo processo de enfraquecimento da monarquia, iniciado na década de 1870.

A proclamação ocorreu a partir da articulação entre civis e militares que demonstravam insatisfação desde o fim da Guerra do Paraguai (1864-1870), quando o exército se estabeleceu como uma instituição profissional focada na defesa e atendimento de seus direitos.

Além disso, o movimento abolicionista também aderiu à causa republicana, assim como as elites que se mostravam descontentes com a pouca representação na política e passaram a exigir mais participação.

Logo, esses grupos se uniram e organizaram um golpe de Estado que instaurou a república no Brasil e expulsou a Família Real do país.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More