O que foi a Reforma Protestante?

A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI.

0

A Reforma Protestante foi um movimento de contestação à soberania da Igreja Católica que ocorreu no século XVI.

Iniciou-se quando Martinho Lutero fixou 95 teses criticando a Igreja na porta da Catedral de Wittenberg.

O que foi a Reforma Protestante – Resumo

O primeiro movimento de Reforma Protestante ocorreu na Saxônia, atual Alemanha. Martinho Lutero, nascido na cidade de Eisleben, foi o líder.

Ao entrar para uma ordem religiosa, Lutero pautou sua vida para o cumprimento da doutrina católica. Em 1510, ele viaja para Roma e se depara com o estilo de vida corrompido de muitos líderes da Igreja, que estimulavam a venda de indulgências.

Diante de tal realidade, ele formulou um documento considerado o marco fundador da Reforma Protestante: as 95 teses. Elas condenavam, entre outras práticas, a venda de indulgências pela Igreja Católica.

Ao fixá-las na porta da Catedral de Wittenberg, no ano de 1517, Lutero contribuiu para as transformações ocorridas no campo político, cultural e social do continente europeu e dos domínios ultramarinos.

Sua reforma destacava três princípios fundamentais:

  1. Justificação pela fé: somente a fé levava à salvação e não a obtenção de bens materiais ou a venda de indulgências;
  2. Sacerdócio universal: igualdade entre cristãos, todo fiel é sacerdote. Negava a santidade do clero, criticava seus privilégios e sua posição elevada na sociedade;
  3. Autoridade da palavra revelada: não era necessário que nenhuma autoridade clerical interpretasse os ensinamentos bíblicos. Os fiéis tinham a capacidade de compreender a palavra divina, por isso, ele traduziu o texto bíblico do latim para o alemão, ampliando o acesso à Bíblia.

Assim, tais princípios defendidos por Lutero levaram ao rompimento definitivo com a Igreja Católica, além de inspirar outros movimentos religiosos.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.