O que foi a União Ibérica?

A União Ibérica foi a união dos reinos da Espanha e Portugal durante os séculos XVI e XVII.

0

A União Ibérica representou a união das Coroas de Portugal e da Espanha, em 1580. Ela foi o resultado do desaparecimento de Dom Sebastião — então rei de Portugal — no continente africano.

Dom Sebastião não possuía herdeiros diretos, assim, uma intensa crise sucessória abalou a Coroa portuguesa e suas colônias.

Com isso, entre 1580 e 1640, Portugal foi governado por reis espanhóis.

União Ibérica – Resumo

Após o desaparecimento de Dom Sebastião na África durante os conflitos contra os mouros, uma crise sucessória enfraqueceu a estabilidade do governo português.

Como ele não possuía herdeiros, seu tio-avô, o cardeal Dom Henrique, se tornou o novo rei de Portugal.

No entanto, em 1580, D. Henrique falece sem deixar herdeiros diretos ao trono. Com isso, o rei da Espanha, Filipe II, tio de Dom Sebastião, decide unir as duas Coroas.

Além de fortalecer a economia espanhola, ele buscou ampliar a participação nas disputas no Mar Mediterrâneo e Oceano Atlântico.

Ao incorporar os domínios coloniais portugueses, o prestígio do rei espanhol aumento junto à Igreja Católica. A centralização do poder fez com que a Espanha se tornasse a responsável pela propagação do catolicismo no Novo Mundo.

Sob a administração espanhola, as colônias vivenciaram uma dinamização das atividades comerciais, além da expansão territorial.

As expedições dos bandeirantes no interior do país se tornaram constantes assim como as atividades agropecuárias. Ambas contribuíam para aumentar os domínios da sociedade em questão.

Além disso, estimulou a invasão holandesa no Nordeste do país ao impedir que os comerciantes holandeses participassem da produção do açúcar.

Durante esse período, o território brasileiro foi dividido em duas unidades administrativas:

  1. Maranhão (com a sede em São Luís)
  2. Brasil (com a capital em Salvador)

Em 1640 ocorreu o movimento de Restauração, um enfrentamento entre a Espanha e Portugal que colocou um fim na União Ibérica.

Após o término do domínio espanhol, ambos tiveram que assinar uma série de tratados redefinindo seus domínios coloniais.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.