Parede celular

A parede celular é um envoltório presente em alguns tipos de organismos que protege e confere formato às células deles.


A parede celular é uma camada resistente que está presente nas células dos vegetais, das algas, das bactérias e dos fungos. Ela é composta por polissacarídeos complexos que poucos animais conseguem digerir.

Ela está localizada externa e adjacentemente à membrana plasmática, ou seja, a parede celular fica por fora, encostada e justaposta à membrana.

Apesar da parede celular ser resistente, ela também pode ser flexível e possuir estruturas que permitam a comunicação celular, como os campos de pontoação.

Funções da parede celular

A parede celular é um componente estrutural importante, pois atua em processos como adesão, crescimento e diferenciação celular.

Além disso, a parede celular confere também resistência à célula, dá formato e delimita o espaço ocupado pelas organelas citoplasmáticas.

Ela funciona como um filtro para a célula, já que fica em contato com o meio extracelular. A parede celular controla a troca de substâncias com células vizinhas e, também, a entrada e saída de água para evitar a ruptura da célula.

Estrutura da parede celular

A parede celular é composta por uma de rede de polissacarídeos que pode ser celulose, mureína ou quitina.

As paredes celulares dos fungos são formadas, principalmente, por quitina. A das bactérias, pelo polissacarídeo mureína e, nas plantas e nas algas, o principal componente da parede celular é a celulose.

A parede celular celulósica é composta essencialmente por microfibrilas de celulose, mas também contém hemicelulose e pectina. Todos esses componentes são ligados por pontes de hidrogênio.

A parede celular é uma rede complexa depositada na célula em camadas. As primeiras camadas formam a parede celular primária, que ainda é elástica e permite que a célula expanda seu tamanho.

Algumas plantas possuem um segundo depósito de camadas celulósicas, agora impregnadas de lignina, que conferem rigidez e impedem que a célula cresça. Essa segunda deposição de celulose com lignina forma a parede celular secundária.

Entre a parede celular de duas células existe outra camada fina e gelatinosa que serve como adesão entre as paredes. Essa camada é chamada de lamela média.

Parede celular - Estrutura primária
Parede celular – Estrutura primária

Classificação da parede celular das plantas

A parede celular primária está presente em todas as plantas, são formadas apenas por celulose, hemicelulose, pectinas e 70% de água. É uma camada fina, flexível que permite que a célula cresça e se mantenha viva.

A parede celular secundária está presente apenas em alguns tipos de plantas, dizemos que elas possuem crescimento secundário.

São formadas por celulose e hemicelulose, possuem somente 20% de água, por isso, são muito rígidas e impedem que as células cresçam, matando-as na maturidade.

Nem todas as células da planta com crescimento secundário possuem esse tipo de parede. Geralmente, o depósito de parede secundária acontece nas células do xilema e do tecido de revestimento.

Parede celular - Estrutura secundária
Parede celular – Estrutura secundária

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More