Célula procarionte

As células procariontes são os tipos celulares mais simples e arcaicas. Vamos conhecê-las?


As células são estruturas constituídas basicamente por três partes: membrana plasmática, citoplasma e material genético.

A membrana plasmática envolve toda a célula e possui permeabilidade seletiva, ou seja, ela seleciona o que pode entrar e o que pode sair de dentro dela.

O citoplasma é uma matriz amorfa e gelatinosa que contém moléculas, partículas e organelas que estão ligadas ao metabolismo celular.

O material genético pode ou não estar organizado dentro da célula e essa característica faz com que elas sejam classificadas em: células procariontes ou células eucariontes.

Histórico das células procariontes

As células procariontes são células muito pequenas, simples e surgiram há bilhões de anos junto aos primeiros organismos vivos do planeta Terra.

Os organismos que possuem células procariontes são unicelulares e fazem parte exclusivamente do Reino Monera, ou seja, os únicos seres vivos procariontes são as bactérias.

Características das células procariontes

As células procariontes possuem membrana plasmática, citoplasma e o material genético que não é delimitado por uma membrana e é chamado de nucleoide.

O material genético é constituído apenas por um filamento de DNA circular que fica misturado ao hialoplasma celular.

Elas também não possuem sistema de endomembranas, ou seja, essas células não têm organelas que são envolvidas por membranas como mitocôndrias, complexo de Golgi, plastídeos, vacúolos, lisossomos, retículos endoplasmáticos.

Os organismos procariontes não se reproduzem por mitose e, sim, por fissão binária assexuada que recombina o material genético através da transdução.

Apesar de serem organismos unicelulares, os seres procariontes podem viver isoladamente ou em colônias, que podem ser aeróbicas ou anaeróbicas.

Célula procarionte
Célula procarionte

Classificação dos organismos procariontes

Os seres vivos procariontes podem ser as bactérias ou as archeobactérias que podem assumir diferentes formatos:

  • Espirilos ou Spirilla: alongados e helicoidais;
  • Cocos ou Cocci: esféricos;
  • Bacilos ou Bacillus: alongados em forma de bastão;
  • Vibriões ou Vibrios: forma de arco ou vírgula;
  • Espiroquetos ou Spirochaetes: filamentos longos.
Classificação de procariontes - Bactérias
Classificação de procariontes – Bactérias

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More