Célula eucarionte

As células eucariontes compõem o corpo da maioria dos seres vivos. Vamos conhecê-las?

0

As células eucariontes podem dar origem a organismos unicelulares, como alguns fungos e leveduras, ou pluricelulares, como plantas, animais e fungos.

Esse tipo de célula possui maior complexidade do que a célula procarionte. O nome eucarionte origina do grego Eukarya (“núcleo perfeito ou verdadeiro”).

Características das células eucariontes

As células eucariontes são formadas por membrana plasmática, citoplasma e por um núcleo individualizado, ou seja, o material genético está envolvido em uma membrana.

O núcleo bem definido é a principal diferença entre essas células e as células procariontes, por isso, diz-se que as células eucariontes possuem um núcleo verdadeiro.

A membrana que delimita o núcleo é chamada de cariomembrana e o núcleo recebe o nome de carioteca.

Os organismos eucariontes possuem um sistema de endomembranas que formam organelas complexas como os retículos endoplasmáticos, o complexo golgiense e as mitocôndrias. Cada organela é responsável por uma função diferente no metabolismo celular.

Nos seres vivos pluricelulares, as células eucariontes estão organizadas em tecidos, órgãos e sistemas, onde cada um exerce uma função que é imprescindível para o corpo do ser vivo.

As células assumem formatos e estruturas diferentes de acordo com a função que desempenham dentro do sistema.

Classificação dos seres vivos eucariontes

A maior parte dos seres vivos que conhecemos faz parte dos seres eucariontes, as únicas exceções são os organismos do Reino Monera e os vírus.

Sendo assim, os outros quatro Reinos são compostos por seres eucariontes, são eles o Reino Protista, o Fungi, o Plantae e o Animalia.

A grande diversidade desses seres vivos se deve a variedade gerada pelos processos de meiose e mitose. Além disso, as células se especializam em cada tipo de ser vivo e as maiores diferenças estão em células animais e células vegetais.

As células vegetais possuem um segundo envoltório chamado de parede celular, além disso, possuem organelas como plastídios e vacúolos que não são encontrados nas células animais.

Veja abaixo exemplos de célula eucarionte vegetal e célula eucarionte animal:

Célula eucarionte vegetal
Célula eucarionte vegetal
Célula eucarionte animal
Célula eucarionte animal

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.