Plano de aula – As diferentes moedas de troca ao longo do tempo – 4º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre as diferentes moedas de troca ao longo do tempo que elaboramos para a sua turma do 4° ano do ensino fundamental!

O dinheiro é a moeda de troca mais utilizada atualmente. Comumente usado para a obtenção de serviços, bens ou pagamentos de dívidas, o dinheiro mensura o valor de determinada riqueza ou serviço.

O preço atribuído a cada mercadoria vem de um número específico de moedas ou cédulas que devem corresponder ao valor do bem a ser pago.

Contudo, não existe uma moeda universal que consiga pagar por mercadorias e serviços em todos os países do mundo.

É certo que a moeda possibilitou uma maior mobilidade na economia mas ainda existem povos que não a utilizam como meio de troca.

As pessoas que dispensam a moeda, utilizam o excedente de sua produção (o que sobra), para a obtenção de outros produtos.

É importante destacar que ao longo do tempo, as moedas de troca foram as mais variadas. O dinheiro que utilizamos hoje em dia é resultado de um processo econômico que dura há séculos.

Com isso, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre as diferentes moedas de troca ao longo do tempo, direcionado para turmas do 4° ano do ensino fundamental.

Plano de aula – As diferentes moedas de troca ao longo do tempo

TEMA: As diferentes moedas de troca ao longo do tempo

DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Explicar o que é dinheiro;
  • Mostrar que existem outros objetos que podem ser utilizados como moeda de troca;
  • Mostrar os diferentes tipos de moedas ao longo do tempo;
  • Promover o interesse do estudante pelo tema.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens;
  • Para reproduzir as imagens: TV, computador, projetor de vídeo, notebook;
  • Folha branca;
  • Lápis de escrever e de colorir.

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

Inicie a aula mostrando à turma uma moeda ou cédula de dinheiro e pergunte:

  • O quê que eu estou segurando?
  • Para que ele serve?
  • Eu poderia estar vestida com essa roupa se eu não tivesse esse objeto em minhas mãos?
  • E os sapatos que vocês usam, como os pais de vocês conseguiram presenteá-los?
  • Vocês acham que o dinheiro sempre existiu?

Em seguida, selecione alguma imagem que retrate a Idade Antiga, como esta:

Plano de aula - As diferentes moedas de troca ao longo do tempo - 4º ano do Ensino Fundamental
Idade Antiga

Pergunte: Vocês acham que nesta época, as pessoas usavam dinheiro como este para comprar  roupas e alimentos?

Depois que a turma se manifestar, diga que na Antiguidade, as pessoas usavam como moeda de troca alguma mercadoria que tivesse muita procura.

Cite o exemplo da Grécia Antiga, que utilizava o boi, e o de Roma Antiga e Etiópia, que usavam o sal como forma de trocar os produtos.

Diga que depois de algum tempo, o metal passou a ser adotado como uma moeda de troca:

Plano de aula - As diferentes moedas de troca ao longo do tempo - 4º ano do Ensino Fundamental
Moeda na Idade Antiga – Constantino, à esquerda e o Deus Sol Invictus, à direita.

Saliente que as pessoas dessa época tinham o hábito de gravar o rosto do rei no metal.

Feito isso, mostre a seguinte imagem à turma:

Plano de aula - As diferentes moedas de troca ao longo do tempo - 4º ano do Ensino FundamentalPlano de aula - As diferentes moedas de troca ao longo do tempo - 4º ano do Ensino Fundamental
Idade Média

Pergunte aos estudantes: E as pessoas que moravam nesses locais? Como elas faziam para conseguir as mercadorias que não conseguiam plantar?

Diga de forma breve como a economia funcionava durante a Idade Média, no geral, por meio da troca. A moeda, nessa época, era pouco usada. No entanto, ainda existiam:

Moedas de ouro

Plano de aula - As diferentes moedas de troca ao longo do tempo - 4º ano do Ensino Fundamental
Moedas medievais

Moedas de prata

Plano de aula - As diferentes moedas de troca ao longo do tempo - 4º ano do Ensino Fundamental
Moedas medievais

Explique o motivo das moedas usadas tanto na Idade Antiga, quanto na Idade Média seres produzidas com esses metais.

Em seguida, mostre essa imagem e pergunte o que ela está retratando.

Plano de aula - As diferentes moedas de troca ao longo do tempo - 4º ano do Ensino Fundamental
Feiras medievais

Depois de ouvir a turma, diga que a imagem está retratando uma feira medieval. Saliente que foi a partir dessas feiras que a moeda/dinheiro passou a ser adotado de forma mais intensa como meio de troca até chegar no que hoje nomeamos como dinheiro.

Plano de aula - As diferentes moedas de troca ao longo do tempo - 4º ano do Ensino Fundamental
Real

Saliente que o dinheiro presente na imagem pode ser usado somente no Brasil, pois nenhum outro país do mundo utiliza o Real.

Pergunte à turma: O dinheiro/real é a única forma que nós temos para comprar determinados produtos?

Mostre a seguinte imagem e pergunta o que está sendo reproduzido pela mesma:

Plano de aula - As diferentes moedas de troca ao longo do tempo - 4º ano do Ensino Fundamental
Cheque

Diga que durante muito tempo o cheque foi usado para substituir o dinheiro em algumas ocasiões. Hoje em dia, entretanto, ele não é tão usado mais.

Pergunte à turma se existem mais formas. Em seguida, reproduza a seguinte imagem:

Plano de aula - As diferentes moedas de troca ao longo do tempo - 4º ano do Ensino Fundamental
Cartões de crédito e débito

Diga que além do dinheiro e do cheque, nós temos os cartões de crédito e de débito que nos ajudam a comprar mercadorias.

Saliente que ainda existem povos e pessoas no nosso próprio país que preferem não usar o dinheiro como meio de troca, mas sim produtos. Explique como esta realidade funciona.

Aula 2

Solicite aos estudantes que criem sua própria moeda. Em seguida, simule uma feira em sala de aula, utilizando os materiais escolares como os produtos vendáveis.

Saliente que é apenas uma atividade e, por isso, os materiais voltarão para casa com os mesmos donos.

Divirtam-se!

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.