Plano de aula – Os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias – 4º ano do Ensino Fundamental

Veja o plano de aula sobre os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias que elaboramos especialmente para a sua turma do 4º ano do ensino fundamental!

0

Os tropeiros foram fundamentais para a ligação de locais que antes eram inexistentes no Brasil. Responsáveis pela atividade itinerante que conduzia o gado e transportava mercadorias, os tropeiros atuavam principalmente nos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

Os produtos transportados por eles abasteciam regiões que tinham suas atividades voltadas para a mineração.

A Coroa Portuguesa incentivava o fluxo comercial protagonizado pelos tropeiros nesses locais, pois a agricultura e a pecuária eram atividades proibidas nas regiões exploradas.

A intenção era que o trabalho escravo se voltasse principalmente para a extração de metais e pedras preciosas. Por isso, os tropeiros foram tão importantes no período colonial.

O transporte de alimentos e mercadorias promovido por essas pessoas garantia o desenvolvimento da atividade mineradora no Brasil.

Compreendendo a importância dos tropeiros no processo de exploração e desenvolvimento econômico do país, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias para a sua turma do 4° ano do ensino fundamental.

Plano de aula – Tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias

TEMA: Os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias

DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Explicar quem foram os tropeiros;
  • Mostrar a importância dos tropeiros para o desenvolvimento de algumas regiões;
  • Salientar que os tropeiros foram os responsáveis pelo surgimento de algumas atividades econômicas;
  • Promover o interesse pelo tema.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens;
  • Para reproduzir as imagens: TV, computador, projetor de vídeo, notebook;
  • Folha branca;
  • Lápis de colorir.

DESENVOLVIMENTO:

Inicie a aula fazendo a seguinte pergunta à turma: Quando os pais de vocês precisam comprar algum alimento, roupa ou objeto para casa, onde eles costumam ir?

Depois que todos responderem, pergunte: Vocês acham que sempre existiram mercados em nosso país?

Depois de ouvir as respostas, mostre algumas imagens à turma:

Imagem 1

Plano de aula - Os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias - 4º ano do Ensino Fundamental
Brasil colônia.

Imagem 2

Plano de aula - Os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias - 4º ano do Ensino Fundamental
Negros escravizados trabalhando em uma mina de ouro.

Imagem 3

Plano de aula - Os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias - 4º ano do Ensino Fundamental
Brasil colônia.

À medida que você reproduzir as imagens, pergunte aos estudantes:

  • O que vocês veem nessas imagens?
  • O que elas têm em comum?
  • Qual região do país vocês acham que estas imagens estão representando?
  • Qual fase da história do nosso país está representada nessas imagens? (Explique de forma breve o que foi o período colonial).

Depois que todos se manifestarem, pergunte: As pessoas dessa época precisavam se alimentar e comprar produtos variados, certo? Como elas faziam isso?

Após ouvir as respostas, reproduza as seguintes imagens:

Imagem 1

Plano de aula - Os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias - 4º ano do Ensino Fundamental
Tropeiro viajando.

Imagem 2

Plano de aula - Os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias - 4º ano do Ensino Fundamental
Comitiva de tropeiros.

Diga que no período colonial existiam os tropeiros. Fale sobre sua função e importância para as pessoas daquela época.

Destaque que eles foram uma das primeiras pessoas a circular de fato pelo território brasileiro. Muitos deles até abriam caminhos, criando estradas para a passagem de sua tropa.

Saliente que existiam regiões do país que não tinham a liberdade de plantar alimentos e criar gado em razão de suas atividades se concentrarem somente na exploração de metais preciosos.

Com isso, eram esses homens que levavam comidas e demais mercadorias que as pessoas necessitassem.

Destaque que ainda hoje existem pessoas que viajam transportando as mais variadas mercadorias pelo interior do país.

Caso esse tipo de atividade seja comum em sua cidade, cite o nome da pessoa e os produtos que ela vende. Assim, você aproximará o estudante do tema trabalhado em sala de aula.

Em seguida, pergunte se há alguém na turma que tenha algum familiar que trabalhe com comércio, mesmo que seja fixo. Diga que tal atividade surgiu a partir do tropeirismo.

Como atividade, proponha que os estudantes façam um desenho sobre as mercadorias que eles gostariam de transportar, caso fossem um tropeiro.

Estimule a criatividade!

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.