Plano de aula – A locomoção dos animais na superfície terrestre – 3º ano do Ensino Fundamental

Plano de aula para que os alunos entendam como os animais terrestres se movimentam.

Locomoção é o modo como os animais se movem no ambiente em que vivem para fugir de predadores, encontrar alimentos, procurar abrigo e encontrar parceiros para a reprodução e perpetuação da espécie.

Nessa aula, os alunos perceberão que os animais se locomovem de diferentes formas e velocidades. Além disso, entenderão que a morfologia do corpo dos animais está diretamente relacionada a forma de locomoção deles.

Você pode salvar esse plano de aula sobre a locomoção dos animais na superfície terrestre em PDF no final do post. Aproveite!

Plano de aula – Locomoção dos animais

TEMA: Modos de locomoção dos animais em ambientes terrestres.

TEMPO SUGERIDO: 2 aulas de 50 minutos

OBJETIVOS:

Reconhecer os diferentes tipos de locomoção dos animais e relacioná-las ao local em que vivem.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Cards com imagens de animais.
  • Imagens para serem projetadas referentes aos tipos de patas (plantígrados, digitígrados, ungulígrados) e tipos de locomoção (marcha, salto, corrida e rastejamento ou reptação).
  • Quadro e giz/pincel.

DESENVOLVIMENTO:

Apresente o tema da aula para os alunos.

Questione os alunos: “O que é locomoção?”. Direcione as respostas para chegarem à conclusão de que é o nome dado para à forma como um animal se desloca em seu habitat.

Segunda pergunta: “Por que os animais se locomovem?”. Escute as respostas e converse com os alunos sobre a fuga de predadores, busca por alimentação e por parceiros para se reproduzir e gerar descendentes para perpetuar a espécie.

Agora pergunte ao grupo quais animais terrestres eles conhecem e escreva a lista no quadro.

Direcione para que tenham animais diferentes e que possuam diferentes locomoções, você pode criar situações hipotéticas como contar histórias para estimular os alunos a se lembrarem de animais diferentes.

Procure envolver nas histórias atividades em acampamentos, trilhas ou brincadeiras no quintal de casa.

Agora questione como cada animal citado se locomove e escreva no quadro.

Convide os alunos para uma brincadeira, entregue os cards com os diferentes animais para eles. Agora você irá descrever como eles se locomovem e eles terão que entregar o card do animal correto.

Exemplo de descrição para cobra: “Sou um animal que não possui patas, mas eu me locomovo por todo lugar bem rente ao chão. Que animal sou eu?”

Escolha ao menos 5 animais diferentes e repita a atividade com os alunos, tente escolher espécies da região e que sejam familiares para eles.

Explique os tipos de locomoção dos animais terrestres: marcha, salto, corrida e rastejamento ou reptação.

Mostre imagens de diferentes tipos de pé/pata dos animais e relacione à velocidade que cada um pode atingir. Mostre a eles que a forma com que os animais apoiam as patas no solo interferem na locomoção.

Tentem classificar os animais de acordo com os tipos de pata e de locomoção estudados.

AVALIAÇÃO:

Ao final dessa aula os alunos deverão ser capazes de reconhecer os tipos de locomoção dos animais terrestres e quais partes do corpo eles usam para se mover.

Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.