Plano de aula – A ordem dos números – 1º ano do Ensino Fundamental

Confira um plano de aula com atividades divertidas para ensinar às crianças sobre o uso dos números para indicar ordem ou posição.

Os números ordinais indicam ordem ou posição de pessoas, objetos e coisas em geral. Esses números são comuns no dia a dia, sendo usados até mesmo pelas crianças mais pequenas.

Quando elas dizem coisas como: “Quero comer sorvete primeiro”, “Não quero ser a última da brincadeira”, “Eu vou depois de você”, elas estão fazendo referência à ordem ou posição.

No entanto, quando os algarismos são apresentados, eles são instantaneamente relacionados às contagens, quantidades e frases do tipo: “Quantos tem?” ou “Quantos são?”. Dessa forma, é fundamental apresentar situações e ilustrações em que os números indicam ordem.

Confira a seguir um plano de aula sobre a ordem dos números, em conformidade com a habilidade EF01MA01 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para crianças do 1º ano do ensino fundamental.

Plano de aula – A ordem dos números

TEMA: A ordem dos números

TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 40 minutos (em torno de 2 aulas de 50 minutos cada)

HABILIDADE DA BNCC: (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

OBJETIVOS:

  • Reconhecer situações em que os números expressam ordem;
  • Utilizar os números para indicar ordem.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Atividades impressas;
  • Lápis de colorir;
  • Tesoura;
  • Cola branca.

DESENVOLVIMENTO:

1º momento

Apresente aos alunos ilustrações que contenham números indicando ordem. Sugerimos uma fila com crianças, pois é algo bem natural no dia a dia delas, visto que frequentemente solicitamos que elas formem filas.

Crie uma estorinha. Diga que o sinal tocou e a professora das crianças pediu que elas formassem uma fila para sair da sala e ir para o recreio.

Faça perguntas como: Para que a professora fez isso? Para que servem as filas? A ordem das crianças na fila faz diferença?

Atividade sobre a ordem dos números

Explique que a fila serve para organizar, para que saia um aluno por vez, e que os números indicam a ordem das crianças para sair da sala. Dessa forma, como ilustrado na imagem acima, podemos saber quem será o primeiro a sair, o segundo, o terceiro, o quarto e o quinto — e último.

Atividade sobre a ordem dos números

Outra situação que você pode utilizar, é a do pódio em competições, mostrando que os números indicam quem foi o melhor, o segundo melhor e o terceiro melhor em uma competição.

Explique que os números que aparecem na figura não indicam quantas medalhas a criança ganhou, e nem quantos pontos cada um fez na competição, mas indicam a posição da criança entre os melhores.

Proponha uma atividade para os alunos:

Atividade sobre a ordem dos números

2º momento

Proponha uma atividade na qual as crianças deverão montar uma fila de acordo com algumas informações. Elas deverão colorir as figuras, recortar e colar em seu devido lugar, seguindo a ordem.

Atividade sobre a ordem dos números

AVALIAÇÃO:

A avaliação poderá ser feita a partir da observação da participação e desempenho dos alunos durante a aula e na realização das atividades.

Veja se os alunos compreenderam que os números podem ser usados de diferentes formas e uma delas é para indicar ordem, estabelecendo posições entre coisas, pessoas ou objetos.

Para baixar esse plano de aula sobre a ordem dos números em PDF, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More