Plano de aula de Geografia para séries iniciais – Terra e água

Este plano de aula foi projetado para ajudar os alunos do jardim de infância a distinguir entre terra e água em mapas e globos.

A Terra é popularmente conhecida como “planeta água”, isso porque a maior parte de sua composição é desse recurso natural. Analisando pelo globo terrestre, acredita-se que aproximadamente dois terços de seu território seja composto por conteúdo aquífero.

Oriunda dos oceanos, mares, rios, lagos e das grandes geleiras, a água é fundamental para a vida na Terra. Porém, grande parte dela é salgada e advém dos mares e oceanos, sendo imprópria para o consumo. Apenas 3% dela é doce e pode ser tratada e consumida pelos seres vivos.

Plano de aula – Terra e água

TEMA: Aprender sobre terra e água

ANO SUGERIDOJardim de Infância e séries iniciais

DURAÇÃO SUGERIDA: Uma aula de aproximadamente 45 minutos.

OBJETIVOS:

  • Entender a diferença entre mapas e globos;
  • Identificar oceanos e terra através de várias atividades;
  • Observar o globo terrestre;
  • Discutir sobre o assunto com ajuda do livro didático.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Globo terrestre e mapas
  • Notas adesivas verdes e azuis (ou marcadores de apagar a seco)

DESENVOLVIMENTO:

1- Comece perguntando aos alunos o que sabem sobre os oceanos. Ouça atentamente enquanto os alunos explicam sua compreensão do assunto.

2- Consulte um mapa do mundo e explique que o azul representa a água e as outras cores representam a terra.

3- Leia e discuta mapas e globos. Explique a relevância para a vida real e conecte o objetivo a algum aprendizado anterior.

Exemplo: “Na semana passada falamos sobre as coisas divertidas que fazemos na praia e como construímos castelos de areia… etc.”

4- Faça as seguintes perguntas guiadas com base no nível de habilidade dos alunos.

  • Onde fica a água?
  • Há mais água ou mais terra?
  • Por que mapas e globos são importantes?

5- Consulte o globo e explique a diferença entre globo terrestre e mapa-múndi. Aponte os oceanos no globo. Use as notas adesivas para auxiliar.

6- Peça aos alunos que voltem para suas mesas e cadeiras. Distribua cópias de um mapa do mundo esboçado em branco. Peça às crianças que pintem a água de azul e a terra de verde. (Forneça tempo para reflexão e avaliação, além de analisar individualmente cada mapa colorido no final da atividade.)

AVALIAÇÃO:

Por meio de perguntas dirigidas, monitoramento atento e observação informal, o professor poderá avaliar a capacidade e compreensão dos alunos sobre o assunto que está sendo introduzido.

Analise os mapas que os alunos coloriram após a conclusão da prática.

Veja também: 20 Modelos de plano de aula para Educação Infantil

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More