Plano de Aula de Geografia para Séries Iniciais – Terra e Água

Este plano de aula foi projetada para ajudar os alunos do jardim de infância a “distinguir entre terra e água em mapas e globos”.

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Nível Escolar: Jardim de Infância e Séries Iniciais

Assunto: Geografia

Duração do Tempo: Cerca de 45 Minutos

Objetivos e Resultados

Os alunos serão capazes de entender a diferença entre mapas e globos. Poderão identificar oceanos e terra através de várias atividades, observações (passando o globo) e discussões (livro informativo).

Materiais necessários:

  • Globo e mapas
  • Notas adesivas verdes e azuis (ou marcadores de apagar a seco)

Procedimento

Comece perguntando o que sabemos sobre oceanos. Ouça ativamente enquanto os alunos explicam sua compreensão do objetivo.

Corpo de aula

Consulte um mapa do mundo e explique que o azul representa a água e as outras cores representam a terra. Leia e discuta mapas e globos. Explique a relevância para a vida real e conecte o objetivo ao aprendizado anterior.

Exemplo: “na semana passada falamos sobre as coisas divertidas que fazemos na praia e como construímos castelos de areia na terra… etc.” (O professor fará perguntas guiadas com base no nível de habilidade do aluno).

Prática Guiada

Faça as seguintes perguntas: Onde fica a água? Há mais água ou mais terra? Consulte o globo e explique a diferença entre globos e mapas. Aponte oceanos no globo. “Por que mapas e globos são importantes?” Use as notas adesivas para auxiliar.

Prática Independente

Peça aos alunos que voltem para suas mesas e cadeiras. Distribua cópias de um mapa do mundo esboçado em branco. Peça às crianças que pintem a água de azul e a terra de verde. (Forneça tempo para reflexão e avaliação, além de analisar individualmente cada mapa colorido final.)

Avaliação

Por meio de perguntas dirigidas, monitoramento atento e observação informal, o professor poderá avaliar a capacidade e compreensão dos alunos sobre o assunto que está sendo introduzido. Através da avaliação e revisão individual dos mapas dos alunos após a conclusão da atividade de prática independente, o professor poderá avaliar os alunos.

Modificação e Diferenciação

Embora os alunos superdotados e avançados e outros alunos de nível superior possam ser capazes de articular mais sua compreensão do material, é importante usar esses alunos e respostas como uma muleta para orientar as discussões e manter a conversa em andamento.

Para as atividades independentes, as crianças mais avançadas podem rotular seus mapas (Oceano Pacífico, Atlântico…), ou até escrever sobre o tópico. No entanto, os alunos de nível mais baixo podem simplesmente colorir corretamente seus quadros.

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