Plano de aula de Geografia para séries iniciais – Terra e água
Este plano de aula foi projetado para ajudar os alunos do jardim de infância a distinguir entre terra e água em mapas e globos.
A Terra é popularmente conhecida como “planeta água”, isso porque a maior parte de sua composição é desse recurso natural. Analisando pelo globo terrestre, acredita-se que aproximadamente dois terços de seu território seja composto por conteúdo aquífero.
Oriunda dos oceanos, mares, rios, lagos e das grandes geleiras, a água é fundamental para a vida na Terra. Porém, grande parte dela é salgada e advém dos mares e oceanos, sendo imprópria para o consumo. Apenas 3% dela é doce e pode ser tratada e consumida pelos seres vivos.
Plano de aula – Terra e água
TEMA: Aprender sobre terra e água
ANO SUGERIDO: Jardim de Infância e séries iniciais
DURAÇÃO SUGERIDA: Uma aula de aproximadamente 45 minutos.
OBJETIVOS:
- Entender a diferença entre mapas e globos;
- Identificar oceanos e terra através de várias atividades;
- Observar o globo terrestre;
- Discutir sobre o assunto com ajuda do livro didático.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Globo terrestre e mapas
- Notas adesivas verdes e azuis (ou marcadores de apagar a seco)
DESENVOLVIMENTO:
1- Comece perguntando aos alunos o que sabem sobre os oceanos. Ouça atentamente enquanto os alunos explicam sua compreensão do assunto.
2- Consulte um mapa do mundo e explique que o azul representa a água e as outras cores representam a terra.
3- Leia e discuta mapas e globos. Explique a relevância para a vida real e conecte o objetivo a algum aprendizado anterior.
Exemplo: “Na semana passada falamos sobre as coisas divertidas que fazemos na praia e como construímos castelos de areia… etc.”
4- Faça as seguintes perguntas guiadas com base no nível de habilidade dos alunos.
- Onde fica a água?
- Há mais água ou mais terra?
- Por que mapas e globos são importantes?
5- Consulte o globo e explique a diferença entre globo terrestre e mapa-múndi. Aponte os oceanos no globo. Use as notas adesivas para auxiliar.
6- Peça aos alunos que voltem para suas mesas e cadeiras. Distribua cópias de um mapa do mundo esboçado em branco. Peça às crianças que pintem a água de azul e a terra de verde. (Forneça tempo para reflexão e avaliação, além de analisar individualmente cada mapa colorido no final da atividade.)
AVALIAÇÃO:
Por meio de perguntas dirigidas, monitoramento atento e observação informal, o professor poderá avaliar a capacidade e compreensão dos alunos sobre o assunto que está sendo introduzido.
Analise os mapas que os alunos coloriram após a conclusão da prática.
Veja também: 20 Modelos de plano de aula para Educação Infantil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.