Plano de aula de Geografia para séries iniciais

Confira nosso plano de aula sobre características geográficas e ensine sobre a Geografia do Brasil!

Compreender sobre o mundo, as culturas e as diferenças sociais, culturais e geográficas é de extrema importância para a formação do indivíduo.

O ser humano, caracterizado como um ser social, por viver em comunidade é influenciado por características da Geografia Física e Geografia Humana.

A cidade em que nasceu e cresceu, o bairro onde mora, a escola que estudou, as comidas que come, as atividades culturais inseridas no dia a dia, bem como as crenças estão intrínsecas na Geografia.

Portanto, compreender as características geográficas e a ecorregião, desde as séries iniciais, possibilita com que as crianças tenham uma olhar diferente sobre as diferenças e as respeite.

Plano de aula de Geografia – Características geográficas e ecorregião para séries iniciais

TEMA: Características geográficas e ecorregião.

TEMPO SUGERIDO: Uma aula de 45 a 50 minutos.

OBJETIVOS:

  • Conhecer as características da Geografia Física e da Humana;
  • Explorar as características naturais e humanas da Geografia do Brasil;
  • Verificar quais são as ecorregiões brasileiras e compará-las às ecorregiões de outros países.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Livro de Geografia
  • Artigos de fonte confiável na Internet

DESENVOLVIMENTO:

1. Divida a turma em grupos de dois.

2. Forneça para cada grupo uma folha de atividade.

3. Se a Internet estiver disponível, os alunos podem usá-la para informações adicionais. Caso não esteja disponível, peça aos alunos que usem o livro de Geografia.

4. Discuta as seguinte questões:

  • Quais são as características naturais da Geografia Física?

(Montanhas, rios, corpos de água, etc.) As respostas podem variar.

  • Qual são as características da Geografia Humana?

(Recursos feitos pelo homem, como pontes, edifícios, monumentos, etc.) As respostas podem variar.

  • O que é uma ecorregião?

(Regiões compostas por ecossistemas recorrentes, com clima e relevo semelhantes por toda parte.)

AVALIAÇÃO:

Pergunte aos alunos:

1. Em quais ecorregiões eles prefeririam morar e porquê.

2. O que eles acham que é a característica humana mais interessante do Brasil e porquê.

3. O que eles acham que é a característica física mais interessante do Brasil e porquê.

4. Algumas características físicas e humanas que podem ser encontradas em seu estado.

5. Em que tipo de ecorregião eles vivem.

Peça aos alunos para comparar as ecorregiões e características geográficas do Brasil como algum as de algum outro país.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.