Plano de aula de Geografia para séries iniciais
Confira nosso plano de aula sobre características geográficas e ensine sobre a Geografia do Brasil!
Compreender sobre o mundo, as culturas e as diferenças sociais, culturais e geográficas é de extrema importância para a formação do indivíduo.
O ser humano, caracterizado como um ser social, por viver em comunidade é influenciado por características da Geografia Física e Geografia Humana.
A cidade em que nasceu e cresceu, o bairro onde mora, a escola que estudou, as comidas que come, as atividades culturais inseridas no dia a dia, bem como as crenças estão intrínsecas na Geografia.
Portanto, compreender as características geográficas e a ecorregião, desde as séries iniciais, possibilita com que as crianças tenham uma olhar diferente sobre as diferenças e as respeite.
Plano de aula de Geografia – Características geográficas e ecorregião para séries iniciais
TEMA: Características geográficas e ecorregião.
TEMPO SUGERIDO: Uma aula de 45 a 50 minutos.
OBJETIVOS:
- Conhecer as características da Geografia Física e da Humana;
- Explorar as características naturais e humanas da Geografia do Brasil;
- Verificar quais são as ecorregiões brasileiras e compará-las às ecorregiões de outros países.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Livro de Geografia
- Artigos de fonte confiável na Internet
DESENVOLVIMENTO:
1. Divida a turma em grupos de dois.
2. Forneça para cada grupo uma folha de atividade.
3. Se a Internet estiver disponível, os alunos podem usá-la para informações adicionais. Caso não esteja disponível, peça aos alunos que usem o livro de Geografia.
4. Discuta as seguinte questões:
- Quais são as características naturais da Geografia Física?
(Montanhas, rios, corpos de água, etc.) As respostas podem variar.
- Qual são as características da Geografia Humana?
(Recursos feitos pelo homem, como pontes, edifícios, monumentos, etc.) As respostas podem variar.
- O que é uma ecorregião?
(Regiões compostas por ecossistemas recorrentes, com clima e relevo semelhantes por toda parte.)
AVALIAÇÃO:
Pergunte aos alunos:
1. Em quais ecorregiões eles prefeririam morar e porquê.
2. O que eles acham que é a característica humana mais interessante do Brasil e porquê.
3. O que eles acham que é a característica física mais interessante do Brasil e porquê.
4. Algumas características físicas e humanas que podem ser encontradas em seu estado.
5. Em que tipo de ecorregião eles vivem.
Peça aos alunos para comparar as ecorregiões e características geográficas do Brasil como algum as de algum outro país.
Veja também:
- Plano de aula de Geografia sobre os continentes e oceanos
- 20 Modelos de plano de aula para Educação Infantil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.