Plano de aula de História – Independência das 13 Colônias x Sistema Republicano – 8º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre a Independência das 13 Colônias e o sistema republicano que elaboramos para a sua turma do 8° ano do ensino fundamental!
A Independência das 13 Colônias, também conhecida como Independência dos Estados Unidos, foi declarada em 4 de julho de 1776, data que marcou o fim do vínculo colonial das 13 colônias, atual Estados Unidos (EUA), com a Inglaterra.
Os EUA foram a primeira nação da América a conquistar sua independência. Influenciados pelo pensamento iluminista, os estadunidenses construíram um país baseado em um modelo republicano e federalista.
A independência do país norte-americano se deveu à insatisfação da elite colonial pela forma como era tratada pela metrópole.
O Brasil foi um dos países que se inspiraram no modelo de nação dos EUA após a Proclamação da República.
Plano de aula – Independência das 13 Colônias x Sistema Republicano
TEMA: Independência das 13 Colônias x Sistema Republicano
DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos
OBJETIVOS:
- Compreender o sistema eleitoral dos Estados Unidos;
- Entender o processo que desencadeou a Independência das 13 Colônias;
- Promover o interesse do estudante pelo tema.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Imagens;
- Para reproduzir as imagens: notebook, TV, computador, projetor de vídeo;
- Folha branca;
- Lápis de escrever.
DESENVOLVIMENTO:
Inicie a aula perguntando aos estudantes se eles sabem qual é a forma de governo adotada nos Estados Unidos. Questione: Os Estados Unidos é governado por um presidente/a ou por um rei/rainha?
Em seguida, pergunte como o governante estadunidense ascende ao poder. Feito isso, saliente que lá, o sistema eleitoral é em parte parecido com o do Brasil. Sendo assim, pergunte: Como funciona o sistema eleitoral brasileiro?
Saliente que, assim como aqui, os EUA elegem seu presidente por meio do voto, por isso, o país é uma República.
Coloque no quadro as principais características de um estado republicano e indague à turma se o Brasil se insere nesta categoria.
Feito isso, reproduza a seguinte imagem e analise-a junto à turma:
Explique que nos Estados Unidos existem somente dois partidos, o Partido Republicano, representado pela cor vermelha, e o Partido Democrata, simbolizado pela cor azul.
O fato de ele ser uma república, assim como o Brasil, não faz o sistema eleitoral ser parecido com o nosso.
Sendo assim, diga que aqui o presidente é escolhido por meio do voto direto. Já nos EUA, mesmo que o voto seja popular, quem define o governante do país são os delegados que, por sua vez, são eleitos pela população dos estados.
Cada estado da federação possui um número diferente de delegados, pois eles são escolhidos de acordo com a quantidade de habitantes de cada localidade.
Sendo assim, quando a população estadunidense vai às urnas, ela está votando em um delegado que vai votar no presidente. Por isso que, para eles, é importante votar em um delegado que compactue com os seus pensamentos para, então, eleger o presidente desejável.
Explique que esse modo complexo e até “confuso” vigora nos Estados Unidos há séculos.
Em seguida, reproduza o mapa do período colonial:
Diga que durante a colonização do território que atualmente corresponde os Estados Unidos, existiam apenas 13 povoações, por isso, este território era chamado de 13 Colônias.
Em seguida, levante as seguintes questões:
- Qual foi o país que colonizou os Estados Unidos?
- O território dos Estados Unidos ainda é o mesmo?
- Os estados se mantiveram ou foram extintos? (retorne ao mapa das eleições)
- Essas colônias foram colonizadas da mesma forma?
- Quais são as diferenças que separam a República da colônia?
Após a análise do mapa, explique à turma como ocorreu o processo de Independência das 13 Colônias e como o sistema eleitoral dos EUA foi escolhido.
Nesse momento, aborde os seguintes pontos:
- As diferenças entre as colônias do Centro, Norte e Sul;
- Leis impostas pela metrópole;
- Primeiro Congresso Continental da Filadélfia;
- Segundo Congresso Continental da Filadélfia;
- Declaração de Independência dos Estados Unidos;
- Guerra de Independência dos Estados Unidos;
- Como o sistema eleitoral norte-americano foi criado.
Saliente que, atualmente, não está nos planos dos norte-americanos modificarem este sistema que vigora há quase 300 anos.
ATIVIDADE:
Proponha aos estudantes que eles se imaginem candidatos à presidência dos Estados Unidos no período logo após a independência do país.
Para tanto, eles precisam pensar em um plano de governo que convença a população que habita o Norte, o Centro e o Sul a votar neles.
Por isso, solicite que eles citem — em formato de tópicos — as principais áreas que eles trabalharão para agradar a todos.
Estimule a criatividade!
Veja mais em:
- Plano de aula de História – Revolução Industrial – 8º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de História – Revolução Francesa – 8º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de História – Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil (1808) – 8º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.