Plano de aula – O nome de nosso município – 3º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre o nome de municípios que elaboramos para turmas do 3º ano do ensino fundamental!

O Brasil é um dos maiores países do mundo. Composto por 27 estados e 5.570 municípios, nosso país envolve diversas culturas, identidades, costumes, tradições, crenças e etnias.

Cada estado e município possui um nome que foi escolhido, na maioria dos casos, pela elite latifundiária.

Conhecer a origem do nome de nossa cidade é extremamente importante, pois nos faz sentir mais inseridos em sua história, e ter a percepção de que, assim como os nossos nomes foram escolhidos por pessoas próximas, as cidades também passaram por isso.

É importante entender que os nomes dos municípios brasileiros não surgiram do nada. Eles carregam muitas histórias que se misturam com o desenvolvimento das cidades.

Sendo assim, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre o nome de nosso município para a sua turma do 3º ano do ensino fundamental.

Plano de aula – O nome de nosso município

TEMA: O nome de nosso município

DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Mostrar o processo da escolha de um nome próprio;
  • Expor o processo da escolha do nome dos municípios;
  • Destacar a importância de saber a origem do nome da sua cidade;
  • Valorizar a história do seu município;
  • Promover a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Quadro ou lousa;
  • Giz ou pincel;
  • Imagens;
  • Para reproduzir as imagens: TV, computador, projetor de vídeo, notebook;
  • Folha branca;
  • Lápis de cor.

DESENVOLVIMENTO:

Inicie a aula escrevendo seu nome completo no quadro. Feito isso, explique a origem dos seus sobrenomes e circule seu nome próprio.

Diga quem o escolheu e o que ele significa (para isso, pesquise na internet). Caso seu nome seja uma mistura de dois nomes, explique isso também.

Exponha à turma como foi o processo da escolha do seu nome: quem o escolheu? Por quê? Havia mais opções de nomes?

Em seguida, pergunte a cada estudante quem escolheu seu nome, o motivo e se tinham mais opções além do escolhido.

Feito isso, escreva o nome da sua cidade no quadro. Pergunte à turma se alguém sabe a origem do nome do município que vocês habitam.

Caso a cidade de vocês seja antiga e já tenha tido mais de um nome, escreva o primeiro nome da cidade e pergunte à turma se alguém sabe qual cidade é. Em seguida, escreva o nome atual e diga a história da escolha do primeiro nome e o motivo da troca.

Se a origem do nome de seu município for em razão de alguma característica da cidade, como alguma fruta ou flor específica, selecione algumas imagens da própria cidade que evidenciem estes elementos e exponha à turma.

Agora, se a origem do nome de seu município for em razão de alguma pessoa considerada importante para a região, selecione uma imagem do indivíduo, pesquise sua vida e conte sua história.

Fale o motivo que fez o nome de uma pessoa influenciar a escolha do nome da cidade. No Brasil, existem muitos casos de nomes próprios que foram adaptados às cidades.

Por exemplo:

  • Mozarlândia (GO) é uma adaptação do nome de um dos seus fundadores, Mozar;
  • Abreulândia (TO) se origina do nome próprio, Abreu (um dos fundadores);
  • Clevelândia (PR) é uma homenagem ao ex-presidente dos Estados Unidos, Grover Cleveland.

Há, ainda, a opção de a sua cidade se originar de alguma expressão indígena, tal como: Atibaia (SP), Gurupi (TO), Arapiraca (AL), Paracatu (MG), Guarulhos (SP), Itajaí (SC).

Caso seja este o seu caso, pesquise o significado do nome e qual foi a etnia que influenciou sua escolha.

Em seguida, pergunte aos estudantes: se vocês pudessem escolher o nome de alguma cidade, qual seria? Proponha que eles façam um desenho da cidade que desejariam nomear.

Divirtam-se!

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