Plano de aula para o Primeiro dia de Aula

O primeiro dia de aula, em qualquer série, costuma ser um dia para atividades de quebra-gelo.

TEMA: Primeiro dia de aula

DURAÇÃO: 30 a 40 minutos

OBJETIVOS:

  • O primeiro dia de aula é uma ótima oportunidade para conhecer seus novos alunos e descobrir um pouco mais sobre eles.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • M&M’s
  • Cartões
  • Pote de plastico
  • Feijões

INTRODUÇÃO:

Comece seu plano de aula para o primeiro dia de aula apresentando a turma uma ideia legal sobre comportamento e positividade, diga que você ira deixar na sala um pote vazio com alguns objetivos a serem alcançados durante o ano. Oriente que será dado alguns feijões no final de cada aula, dependendo do comportamento da turma. Quando o pote alcançar o objetivo, a turma irá se beneficiar com a atividade sugerida.

Ideias de atividades a serem alcançadas: Filmes com pipocas, sorvete para todos, aula recreativa, etc.

Coloque todo dia feijões de acordo com o comportamento da turma para alcançar uma atividade

DESENVOLVIMENTO:

Diversão com M&M’s: Todo mundo ama M&M’s. Além de comê-los, você também pode usá-los para uma diversão de volta às aulas. Divida os M&M’s em algumas xícaras e compartilhe-as com seus alunos. Os alunos têm que escolher um M&M’s com os olhos vendados e contar uma história ou responder a pergunta. Cada cor representa o seguinte questionamento:

  • Vermelho: algo sobre ontem
  • Laranja: algo que você é bom em fazer
  • Amarelo: algo sobre sua infância
  • Azul: algo que você aprendeu na semana passada
  • Marrom: algo que você não pode viver sem
  • Verde: algo que você assiste ou ouve (desenho ou música)

Jogo divertido: Para conhecer seus alunos, você poderia fazer perguntas malucas. Faça cartões divertidos e deixe-os escolher um. Eles têm que responder a pergunta “você prefere …?”.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Você prefere comer passas todos os dias ou comer ervilhas?
  • Você prefere andar por aí com um buraco nas calças ou com um zíper quebrado?
  • Você prefere comer uma salada ou fígado?
  • Você prefere almoçar com o presidente ou um cantor famoso?
  • Você prefere adotar um gato ou um cachorro?
  • Você prefere ter uma piscina ou um cavalo?

Quebra-gelo: Para este quebra-gelo de sala de aula, os alunos precisam ser flexíveis e equilibrados. Para cada aluno, o professor coloca uma cadeira. Todas as cadeiras devem estar alinhadas em uma única linha. Todo estudante tem que ficar em uma cadeira. Então, o professor pede que eles fiquem em pé e depois começa a diversão de deixar alinhados em uma certa ordem.

Por exemplo: “Eu quero que vocês se organizem do mais novo ao mais velho”. Os estudantes agora têm que trocar de lugar sem tocar o chão.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.