Plano de Aula Reciclagem e Meio Ambiente

Aqui nessa aula você poderá trabalhar com seus alunos sobre a reciclagem de alguns materiais e produtos, ajudando assim a preservar o meio ambiente.

A reciclagem é um termo usualmente utilizado para designar o ato de reutilizar alguns materiais como matéria-prima para um determinado novo produto. Existem vários materiais que podem ser utilizados, mas os mais comuns são: plástico, papel, madeira e vidro. Graças a utilização da reciclagem é possível minimizar impactos ao meio ambiente, pois muitos dos materiais iriam ser descartados de maneira inadequada.

Reciclagem na verdade deve ser designada apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e assim ser utilizado novamente como um produto com as mesmas características. Diferente de reutilização, que transforma materiais já processados em outros. Um exemplo muito simples é da diferença entre os dois é o reaproveitamento do papel.

Genericamente, utilizamos o termo reciclagem para todos as ações que reaproveitem algum tipo de material.

PLANO DE AULA RECICLAGEM E MEIO AMBIENTE

TEMA:

  • Reciclagem e meio ambiente

DURAÇÃO:

  • 2 aulas de duração de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Definir reciclagem;
  • Analisar os impactos ambientais causados pelo lixo;
  • Listar os itens mais utilizados na reciclagem;
  • Reaproveitar um item usado para si.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Recipientes de comida vazios e limpos (pedir para trazer 1 semana antes);
  • Embalagens de comida usada e limpas (pedir para trazer 1 semana antes);
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Texto impresso;
  • Embalagem de alimentos.

DESENVOLVIMENTO:

Siga o passo a passo para um melhor aproveitamento:

  1. Comece colocando todos os recipientes vazios à vista da classe.
  2. Agora pergunte à classe o que eles veem e discuta isso em classe.
  3. Em seguida, peça aos alunos que selecionem um dos recipientes vazios para levar para a mesa.
  4. Agora peça aos alunos que se revezem na leitura do texto: O que é Reciclagem?. Esse texto deve ser impresso e entregue aos alunos antes da atividade começar.
  5. Após a leitura, e com o recipiente vazio em mãos, aborde uma discussão com as seguintes questões:
  6. Quantos itens que usamos diariamente podem/devem ser reciclados?
  7. Algum dos recipientes é feito de material reciclado?
  8. A partir de agora, peça aos alunos que criem um item novo e útil a partir de seus recipientes de comida usados.
  9. Utilize cola, tesoura, papel e outras embalagens de alimentos disponíveis. Dê um intervalo para a confecção dos itens.
  10. Para melhor desempenho, junte os alunos em grupos de 4 pessoas.
  11. Fique sempre disponível durante a montagem.
  12. Por último, peça-lhes que compartilhem com a classe uma explicação do que é o item.
  13. Você pode pedir que seja feita a confecção dos itens individualmente ou em grupo.

AVALIAÇÃO:

A avaliação dessa aula será através da participação dos alunos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.