Plano de aula – Relato oral como fonte de análise histórica – 3º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre relato oral como fonte de análise histórica que elaboramos para a sua turma do 3° ano do ensino fundamental!

0

As fontes históricas são vestígios do passado que possibilitam que o historiador pesquise determinado tema. Assim, elas são de fundamental importância, pois permitem que a pesquisa histórica seja desenvolvida.

Até o século XIX, pesquisadores defendiam que as fontes históricas, isto é, os documentos do passado que eram “dignos” de serem pesquisados eram somente as fontes escritas oficiais. Com isso, o trabalho do historiador era limitado a estudar somente os documentos escritos de cunho oficial.

A partir do século XX, surge uma nova leva de historiadores que passa a defender que fonte histórica é tudo o que é produzido pelo ser humano desde antes da invenção da escrita. A partir de então, fontes de natureza oral, como depoimentos e entrevistas passam a ser tão importantes quanto as fontes escritas.

Crenças, tradições, costumes, músicas, vestuário, objetos, filmes, obras de arte, enfim, tudo o que foi produzido pelo homem pode ser compreendido como fonte histórica.

Sendo assim, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre relato oral como fonte de análise histórica para turmas do 3° ano do ensino fundamental, com o objetivo de valorizar depoimentos, relatos, entrevistas, diálogos e narrativas como elementos indispensáveis para a pesquisa histórica.

Plano de aula – Relato oral como fonte histórica

TEMA: Relato oral como fonte de análise histórica

DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Explicar o que são fontes históricas;
  • Exemplificar as fontes históricas;
  • Salientar a importância das fontes históricas para qualquer pesquisa;
  • Evidenciar que diálogos são fontes históricas;
  • Desenvolver a linguagem e escrita.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Vídeo;
  • Para reproduzir o vídeo: TV, computador, projetor de vídeo, notebook;
  • Folha branca;
  • Lápis de escrever.

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

Inicie a aula explicando à turma, de forma bastante simples, o que são fontes históricas. Dê exemplos:

  • Cartas
  • Esculturas
  • Pinturas rupestres
  • Vestuário
  • Lendas
  • Relatos
  • Documentários
  • Entrevistas

Em seguida, selecione alguns materiais disponíveis em sala de aula, como mesas, cadeiras, quadro, lápis, borracha e pergunte aos estudantes quais destes objetos podem ser considerados “fontes históricas”.

Então, explique que todos os itens são fontes históricas. Esse momento é importante, pois você conseguirá identificar quais alunos realmente compreenderam o real significado da expressão.

Em seguida, selecione alguma história ou lenda para ler para a turma. Indicamos as seguintes:

Leia a lenda e pergunte se o que você leu pode ser considerado uma fonte histórica e o por quê.

Depois que todos se manifestarem, explique o motivo das lendas serem fontes históricas e a sua importância para compreender a sociedade em que ela se insere.

Saliente que as fontes históricas auxiliam na investigação de determinado tema. Diga que as histórias, lendas e conversas podem ser usadas para ajudar na pesquisa de algo.

Nesse momento, reproduza o vídeo Charlie entrevista a Lunadisponível no canal do Show da Luna, no YouTube.

Analise com a turma a entrevista realizada por Charlie:

  • Por que Charlie resolveu entrevistar a Luna?
  • O que Charlie e Luna têm em comum?
  • O que ele tem interesse em saber sobre a Luna?

Saliente que a entrevista realizada por ele é uma fonte histórica, pois os diálogos podem auxiliar em determinadas pesquisas.

Aula 2

Na segunda aula, divida a turma em grupos de dois e proponha que um estudante pesquise a vida do outro. Pergunte o que eles devem fazer para saber mais sobre a vida do colega.

Caso nenhum estudante apresente a proposta correta, diga que a melhor forma de descobrir mais sobre qualquer coisa, é pesquisando e, neste caso, a pesquisa será desenvolvida a partir de uma entrevista.

Retome a aula anterior e pergunte como uma entrevista deve ser realizada. Em seguida, dê alguns minutos para que os estudantes se organizem e realizem as entrevistas.

Depois desta atividade, pergunte à cada grupo o que eles descobriram sobre a vida do outro. Por fim, solicite que eles escrevam um texto narrando a vida do colega a partir da entrevista realizada.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.