Plano de aula sobre a água – Educação Infantil

TEMA: Água no dia a dia

ANO: 3 a 5 anos

DURAÇÃO: uma a duas aulas

CONTEÚDO:

  • Temperatura da água
  • Afundar ou flutuar
  • Onde encontramos a água
  • Absorção da água

OBJETIVOS:

  • Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação através desse plano de aula;
  • Identificar em quais atividades no nosso cotidiano a água está presente;
  • Conhecer os diferente estados em que a água é encontrada na natureza (sólido, líquido e gasoso);
  • Abordar de maneira simplificada a importância de não desperdiçar água;
  • Estimular a curiosidade natural da criança.

METODOLOGIA:

TEMPERATURA DA ÁGUA: O que é água REALMENTE FRIA? No início da aula, encha as forminhas de gelo coloque-as no freezer. Ao final, pegue-as e converse sobre o que acontece com a água quando esfria.

AFUNDAR E FLUTUAR: Este experimento é muito simples de ser feito, além de muito divertido para crianças dessa faixa etária. Deixe os alunos escolherem alguns brinquedos e coloque-os em um recipiente com bastante água. Converse sobre quais ficaram na superfície (flutuaram) e quais foram para o fundo (afundaram). Então, tire-os, enxugue-os e tente novamente com brinquedos diferentes.

ONDE ENCONTRAMOS A ÁGUA: Comente com as crianças alguns lugares em que podemos encontrar água (piscina, rios, lagos). Explique que a água está presente também no nosso corpo e nas frutas! Apresente frutas mais com maior teor de água na composição para que eles percebam como ela está presente também nos alimentos. Boas frutas para serem usadas são: melancia, melão, abacaxi, pêra, etc..

APROVEITANDO A CHUVA: Quando estiver chovendo, observe a chuva. Fale sobre os sons que podemos ouvir durante uma tempestade. Discuta também “Quais são os sinais de que uma chuva está chegando?”. Se for um época sem chuvas, vídeos podem ser usados como recursos visuais para mostrar imagens e sons da chuva.

ABSORVER A ÁGUA: Forneça às crianças alguns materiais e um pequeno recipiente com água. Vale usar plástico, lã, algodão, folhas e o que mais a criatividade permitir. Em seguida, instrua-os a testar os materiais um a um. A cada teste converse sobre quais absorveram a água e quais não e por que isso acontece.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.