Plano de Aula sobre Biomas Brasileiros

Nesta lição, os alunos aprenderão sobre os seis biomas brasileiros através de uma aula interativa.

O Brasil se agrupa em regiões edafoclimática com características em comuns. Essas regiões formam, o que chamamos de biomas brasileiros. Os Biomas brasileiros
compreendem os grandes ecossistemas que aqui existem, e segundo o IGBE podem ser seis, sendo: Cerrado; Amazônia; Caatinga; Mata Atlântica; Pantanal; Pampas. Cada
região apresenta características próprias de Fauna, Flora, relevo, solo e clima. Em alguns lugares essas propriedades se misturam formando um “micro bioma” especifico apenas daquela região.

TEMA:

  • Biomas Brasileiros

DURAÇÃO:

  • 2 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Entender o conceito de ecossistema e de bioma;
  • Caracterizar os biomas brasileiros;
  • Identificar os biomas brasileiros;
  • Compreender algumas relações existentes entre a fauna, a flora e o homem do bioma;
  • Visualizar os riscos que os biomas brasileiros correm.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Data Show
  • Imagens de animais brasileiros impressos
  • Imagens dos biomas impressos
  • Mapa brasileiro de biomas
  • Cola

DESENVOLVIMENTO:

1. A aula deve começar com uma explicação teórica sobre o que é ecossistema.

  • a. Descreva e exemplifique sempre utilizando o Data Show.

2. Agora comece apresentando aos alunos a definição de bioma, junto com uma imagem com características próprias de cada bioma. Ex: Na hora de falar da Caatinga mostrar uma foto com arvores sem folhas, o solo rachado devido a falta de água e animais típicos, como alguns lagartos.

3. Faça isso para todos os biomas.

4. Caracterize os biomas brasileiros a fundo. Tente mostrar o máximo de imagens.

5. Tente relacionar as estruturas anatômicas e fisiológicas dos animais que você mostrar com o bioma que aquele animal pertence. Ex: As plantas da Caatinga perdem as folhas como forma de defesa dos muito dias sem água. Os macacos conseguem se adaptar bem às arvores da Amazônia devido a capacidade dos dedos dos pés e das mãos se agarrarem. Use outros exemplos.

6. Cole o mapa dos biomas brasileiros na parede da sala. Esse mapa:

7. Divida a turma em 5 grupos
8. Para cada grupo dê as imagens dos animais e dos biomas.
9. Peça para que eles se reúnam e discutam entre si sobre essas imagens. Dê algo em torno de 10 minutos para discussão.
10. Agora, como parte final, peça para que eles colem 1 a 1 as figuras no mapa dos biomas explicando o porquê que aquele animal ou aquela paisagem pertence a determinado bioma.
11. Não esqueça que nessa parte da aula, os alunos já devem ter visto todo o
arcabouço de informações teóricas sobre os biomas.
12. Como dica, usar o site da National Geographic Brasil para obter as imagens e as informações acerca dos biomas

AVALIAÇÃO:

  • A avaliação pode ser realizada através da participação em sala de aula na atividade proposta.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.