Plano de aula sobre o Carnaval – Educação Infantil
Plano de aula para ser desenvolvido no período que corresponde ao Carnaval.
Essa postagem é uma sugestão da equipe Escola Educação para o seu plano de aula sobre o Carnaval. A ideia é que ele seja trabalhado com os alunos dos anos iniciais.
O Carnaval é uma celebração nacional de data móvel, ou seja, cada ano ele ocorre em um período diferente mas sempre 47 dias antes da Páscoa (que também possui data móvel). Com isso, a data para que ocorra essa festividade é de acordo com a tradição católica.
TEMA: Carnaval
ANO: 1° ano do ensino fundamental I
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos
OBJETIVOS:
- Valorizar a cultura brasileira no âmbito escolar;
- Trabalhar a temática com atividades lúdicas (música, dança);
- Estimular a criatividade do educando e promover pinturas artísticas;
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Promover a adaptação e sociabilização do educando no ambiente escolar.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Cartolina ou papel pardo (a sua escolha);
- Pincel para quadro branco (canetão);
- Máscaras de carnaval impressas;
- Lápis de cor, tinta, giz de cera, glitter (ferramentas que possibilitem o aluno colorir sua máscara);
- Som.
DESENVOLVIMENTO:
- Faça uma rodinha com os alunos e converse com eles sobre o carnaval. Faça perguntas como: Vocês sabem o que é o carnaval? O que vem à cabeça de vocês quando essa palavra é dita? Quais músicas lembram o carnaval?
- Selecione uma marchinha. Aqui trabalharemos com a marchinha Mamãe Eu Quero e coloque a música para tocar (os alunos permanecerão sentados na rodinha).
- Após tocada a música, pegue a cartolina ou papel pardo e o encaminhe para o meio da rodinha.
- Junto com os alunos comece a escrever a letra da música (letras grandes) pedindo que eles falem a forma como cada palavra é escrita (caso eles ainda não saibam, peça que repitam cada palavra da música que você disser).
- Com a cartolina pronta, pegue alguns giz de cera e chame um aluno por vez para colorir a primeira letra do nome dele que estiver inserida no início de alguma palavra da música. Por exemplo, se a aluna se chama Mariana, então ela terá que colorir a letra M de Mamãe.
- Caso tenha algum aluno que não possua a letra do seu nome no início de alguma palavra da música, peça para ele colorir qualquer letra que tenha em seu nome. Por exemplo: O aluno se chama Heitor, peça para ele colorir palavras que possuam as letras E, I, T O, R: “Mamãe ou quero”.
- Estenda o papel pardo em algum local da sala e cante com os alunos a marchinha apontando as palavras cantadas no papel.
- Pergunte aos alunos qual a sensação que essa marchinha gerou: Ficaram felizes? Empolgados? O que ela dá vontade de fazer?
- Peça que cada um sente no seu lugar e distribua as máscaras impressas para que cada um colora à sua maneira.
- Com as máscaras prontas, coloque-as em cada aluno e curta um bailinho de carnaval na sua sala, enquanto vocês ouvem marchinhas diversas tocando. Divirtam-se!
ATIVIDADES INTERATIVAS:
- Colorir a letra do nome
- Pintar as máscaras
- Cantar
- Dançar
Veja mais em:
- Plano de aula de Artes sobre amizade – Aceitando as diferenças!
- Plano de aula de Artes – Desenho com emoção
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.