Plano de Aula sobre Fato ou Opinião
Plano de aula para explicar aos alunos que os fatos são sempre verdadeiros, enquanto as opiniões variam de pessoa para pessoa.
Tema: Fato vs. Opinião
Ano: Ensino Fundamental
Material Necessário: Folhas de papel
Objetivo
Os alunos serão capazes de distinguir entre fato e opinião.
Introdução
- Diga: “Acho que as laranjas são as melhores frutas do mundo inteiro”.
- Peça aos alunos que levantem as mãos se concordarem com você.
- Pergunte aos alunos se sua declaração foi um exemplo de fato ou opinião.
Instruções
- Explique que os fatos são sempre verdadeiros, enquanto as opiniões variam de pessoa para pessoa. As opiniões mostram o pensamento e as preferências pessoais das pessoas.
- Diga aos alunos que você vai ler algumas frases escritas em uma folha. Alguns serão fatos, como “As pessoas são mamíferos”, e algumas serão opiniões, como “As pessoas são os mamíferos mais malucos”.
- No quadro, escreva “Fato” de um lado e “Opinião” do outro. Pegue as folhas com as frases e leia a declaração em voz alta.
- Pergunte aos alunos se essa afirmação é um fato ou uma opinião. Cole a frase na seção apropriada do quadro.
- Repita este processo com todos os cartões.
Prática guiada
- Peça voluntários para compartilhar frases que são fatos ou opiniões.
- Ao selecionar os alunos, escreva suas declarações em folhas.
- Peça ao resto da turma para determinar se a sentença é um fato ou opinião.
Tempo de trabalho independente
- Distribua cinco fichas para cada aluno. Peça-lhes que escrevam um fato ou opinião em cada uma.
- Quando os alunos terminarem, coloque-os em grupos de quatro pessoas. Peça-lhes que trabalhem juntos para classificar todas as suas folhas (20 ao todo) em pilhas.
- de fato e de opinião.
- Quando a classificação estiver concluída, os alunos poderão preencher as planilhas.
Diferenciação
Apoio: Peça aos alunos que usem as frases para preencher suas declarações de opinião, como “gosto de ____ ” ou “O melhor ____ é ____ “.
Enriquecimento: Se os alunos terminarem a atividade rapidamente, eles podem escrever parágrafos baseados em fatos ou opiniões e depois compartilhá-los uns com os outros.
Avaliação
Avalie como os alunos estão distinguindo entre fato e opinião.
Rever e finalizar
Peça aos voluntários que compartilhem algumas frases que seus grupos classificaram e como as rotularam (fato ou opinião).
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