Plano de Aula sobre Fato ou Opinião

Plano de aula para explicar aos alunos que os fatos são sempre verdadeiros, enquanto as opiniões variam de pessoa para pessoa.

Tema: Fato vs. Opinião

Ano: Ensino Fundamental

Material Necessário: Folhas de papel

Objetivo

Os alunos serão capazes de distinguir entre fato e opinião.

Introdução

  • Diga: “Acho que as laranjas são as melhores frutas do mundo inteiro”.
  • Peça aos alunos que levantem as mãos se concordarem com você.
  • Pergunte aos alunos se sua declaração foi um exemplo de fato ou opinião.

Instruções

  • Explique que os fatos são sempre verdadeiros, enquanto as opiniões variam de pessoa para pessoa. As opiniões mostram o pensamento e as preferências pessoais das pessoas.
  • Diga aos alunos que você vai ler algumas frases escritas em uma folha. Alguns serão fatos, como “As pessoas são mamíferos”, e algumas serão opiniões, como “As pessoas são os mamíferos mais malucos”.
  • No quadro, escreva “Fato” de um lado e “Opinião” do outro. Pegue as folhas com as frases e leia a declaração em voz alta.
  • Pergunte aos alunos se essa afirmação é um fato ou uma opinião. Cole a frase na seção apropriada do quadro.
  • Repita este processo com todos os cartões.

Prática guiada

  • Peça voluntários para compartilhar frases que são fatos ou opiniões.
  • Ao selecionar os alunos, escreva suas declarações em folhas.
  • Peça ao resto da turma para determinar se a sentença é um fato ou opinião.

Tempo de trabalho independente

  • Distribua cinco fichas para cada aluno. Peça-lhes que escrevam um fato ou opinião em cada uma.
  • Quando os alunos terminarem, coloque-os em grupos de quatro pessoas. Peça-lhes que trabalhem juntos para classificar todas as suas folhas (20 ao todo) em pilhas.
  • de fato e de opinião.
  • Quando a classificação estiver concluída, os alunos poderão preencher as planilhas.

Diferenciação

Apoio: Peça aos alunos que usem as frases para preencher suas declarações de opinião, como “gosto de ____ ” ou “O melhor ____ é ____ “.

Enriquecimento: Se os alunos terminarem a atividade rapidamente, eles podem escrever parágrafos baseados em fatos ou opiniões e depois compartilhá-los uns com os outros.

Avaliação

Avalie como os alunos estão distinguindo entre fato e opinião.

Rever e finalizar

Peça aos voluntários que compartilhem algumas frases que seus grupos classificaram e como as rotularam (fato ou opinião).

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