Predicativo do sujeito
O predicativo do sujeito é o termo que atribui características ao sujeito através de um verbo. Todo predicado formado com verbo de ligação precisa de predicativo do sujeito.
O predicativo do sujeito é o termo que atribui características ao sujeito, isto é, atribui características ao termo sobre o qual o restante da oração diz algo, através de um verbo.
Frequentemente, o verbo mais destacado no predicativo do sujeito é o de ligação, ou seja, o verbo que expressa estados de aparência, continuidade, permanência, transitoriedade e mutabilidade.
Mas também, pode aparecer destacado no predicativo do sujeito o verbo intransitivo, que é o verbo que traz em si a ideia completa e não precisa de complemento e o transitivo direto, que liga-se ao complemento sem auxílio de preposição.
Todo predicado, ou seja, todo termo que contém o verbo e informa algo sobre o sujeito, construído, em geral, por verbo de ligação, precisa de predicativo do sujeito.
Considerando estes aspectos, confira abaixo exemplos do predicativo do sujeito e sua diferença com o predicativo do objeto.
Predicativo do sujeito
A função do predicativo do sujeito em uma frase pode ser representada por um pronome, numeral, adjetivo ou locução adjetiva, advérbio ou substantivo.
Veja exemplos:
Meu caminhão é esse. [“é” é o verbo de ligação; “esse” é o pronome e predicativo do sujeito]
Nós somos seis no hotel. [“somos” é o verbo de ligação; “seis” é o numeral e predicativo do sujeito]
As crianças continuam alegres. [“continuam” é o verbo de ligação; “alegres” é o adjetivo e predicativo do sujeito]
Esta comida mexicana está sem sabor. [“está” é o verbo de ligação; “sem sabor” é a locução adjetiva e predicativo do sujeito]
O sol parece uma bola. [“parecer” é o verbo transitivo direto; “uma bola” é o predicativo do sujeito; “bola” é o substantivo]
Predicativo do sujeito x predicativo do objeto
Vimos que a função do predicativo do sujeito é atribuir características ao sujeito por meio de um verbo.
O predicativo do objeto, por sua vez, não se refere ao sujeito, mas sim ao complemento verbal, isto é, ao objeto.
Veja exemplos:
Exemplos de predicativo do sujeito
O seu gesto foi delicado. [“delicado” é o predicativo do sujeito, portanto está referindo-se ao sujeito “O seu gesto”]
Maria trabalha satisfeita. [“satisfeita” é o predicativo do sujeito, portanto está referindo-se ao sujeito “Maria”]
O armário está sujo. [“sujo” é o predicativo do sujeito, portanto está referindo-se ao sujeito “O armário”]
Exemplos de predicativo do objeto
Os colegas consideram Daniel burro. [“Daniel” é o objeto direto, portanto “burro” é o predicativo do objeto já que está atribuindo uma característica a “Daniel”]
As professoras deixaram as crianças trancadas. [“crianças” é o objeto direto, portanto “trancadas” é o predicativo do objeto já que está atribuindo uma característica “as crianças”]
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.