Projeto Dia das Mães: ideias para comemorar a data em casa

O projeto Dia das Mães em casa contempla desde uma proposta educacional, na perspectiva da escola e professores, como também a família.

0

O Dia das Mães é uma data comemorativa, instituída no Brasil por um decreto assinado por Getúlio Vargas, cujo intuito é valorizar as mães e destacar a importância que possuem na sociedade.

Sem mãe não há filho e, sem filho, não há continuidade da humanidade. Diante disso, mesmo que exista uma banalização da data, é necessário refletir sobre os valores da figura materna no contexto social.

Na Antiguidade, celebrações já eram realizadas em homenagem às figuras maternas. No entanto, a data foi instituída oficialmente apenas em 8 de maio de 1914, nos Estados Unidos, se popularizando depois por todo o mundo.

A conquista se deve as ativistas feministas, Ann Maria Reeves Jarvis e Anna Jarvis, sua filha. Anna, após a morte da mãe, elaborou um memorial para Ann e concebeu uma campanha com o objetivo de que o Dia das Mães tivesse reconhecimento.

Projeto Dia das Mães em casa

JUSTIFICATIVA

Ser mãe não é uma tarefa fácil e, geralmente, envolve os cuidados com o filho, a família, a casa, além do trabalho. Apesar da palavra possui apenas 3 letras, o seu real significado vai muito além da simplicidade na nomenclatura.

Ser mãe é um desafio diário, um aprendizado constante, sem uma receita de bolo ou um manual a ser seguido. Com isso, a cada vez que é gerado um filho, nasce uma mãe e ambos aprendem juntos.

Porém, nesse percurso, nem sempre as mães têm o direito de errar, visto que passam a ser vistas como heroínas, as mulheres-maravilha da sociedade.

Desse modo, é importante frisar o papel desempenhado pela pessoa que constitui a função de mãe, no terreno do lar. Espaço esse que não será necessariamente da mulher progenitora, tendo em vista que em muitos casos, e por diferentes motivos, os pais ou outros familiares precisam assumir a função.

OBJETIVOS

Geral

Destacar a importância da mãe na vida de todas as pessoas, sublinhando o valor da família no desenvolvimento humano, pessoal e afetivo.

Específicos

  • Apresentar a história do Dia das Mães.
  • Permitir a análise e distinção entre o apelo comercial da data e o seu verdadeiro sentido.
  • Conhecer os diferentes tipos de mães e suas funções na sociedade.
  • Estimular o afeto dentro do ambiente da família.

DESENVOLVIMENTO

  • Converse com os filhos e explique o significado da palavra mãe. Apresente também outros formatos de figura materna, como o caso do pai que, por alguma razão, precisa assumir esse papel.
  • Crie um cantinho da leitura e explique para as crianças e adolescentes como é ser mãe. Para isso, peça que leiam frases, mensagens, livros, histórias e até mesmo poesias sobre o tema.
  • Converse sobre os valores e a importância da figura materna.
  • Faça uma oficina de pintura, desenhos e/ou escrita, deixando que os pequenos liberem a criatividade e criem suas histórias e artes com o que compreendem sobre mães.
  • Elabore um painel de imagens com fotografias de mães e filhos, podendo ser até mesmo imagens de jornais e revistas com mamães de todo o mundo.
  • Produza cartões do Dia das Mães com tags especiais.
  • Realize um festival de cinema com filmes sobre as mães.
  • Produza uma apresentação para as mães e toda a família com músicas da data festiva.

Ideias para o Dia das Mães em casa

Arranjo de flores para o dia das mães
Arranjo de flores para o Dia das Mães.
Cartão criativo para o dia das mães
Cartão criativo para o Dia das Mães.
Porta retrato para o dia das mães
Porta retrato para o Dia das Mães.
Sacolas ecológicas para o dia das mães
Sacolas ecológicas para o Dia das Mães.
Vaso de planta para o dia das mães
Vaso de planta para o Dia das Mães.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.