Qual monarca francês ficou conhecido como Luís, o Bem-Amado?

Confira qual foi o monarca francês que ficou conhecido como Luís, o Bem-Amado!

0

Qual monarca francês ficou conhecido como Luís, o Bem-Amado? O monarca francês que ficou conhecido como Luís, o Bem-Amado foi o rei Luís XV, que aos cinco anos herdou o trono da França de seu bisavô, o rei Luís XIV, conhecido como Rei Sol.

Por ter herdado o trono ainda criança, em 1715, a administração do país ficou a cargo de seu tio-avô, Filipe II, Duque d’Orleães, até que alcançasse a maioridade.

Ele ficou conhecido como o Bem-Amado por ter colecionado várias amantes, entre elas, a mais conhecida foi a Madame Pompadour, que atuou ativamente em seu governo como mecenas de intelectuais e artistas.

Em 1743, Luís XV decidiu governar a França sem o auxílio de terceiros. Nesse momento, ele se mostrou um monarca fraco, reduzindo o prestígio da monarquia francesa.

Seu reinado teve sérios problemas com a aristocracia parlamentarista que tinha o objetivo de representar a nação e limitar o poder do rei.

Mesmo impopular, o monarca decidiu realizar uma reforma fiscal para aumentar as finanças do Estado, já que o país se encontrava em uma péssima situação econômica. Contudo, tal medida não foi bem aceita pelos mais ricos, que resistiam em pagar os impostos.

Durante o reinado de Luís, o Bem-Amado, a França participou de muitos conflitos e guerras, como a Guerra de Sucessão Polonesa (1733–1738) e a Guerra dos Sete Anos (1756–1763).

A derrota francesa na última guerra citada e a partilha da Polônia, representaram a perda da influência do país no Leste Europeu e no descrédito do rei perante seus súditos. Tais acontecimentos podem ser vistos como uma das causas da Revolução Francesa.

Luís XV morreu em 1774, com 64 anos, vítima de varíola. Seu falecimento ocorreu no mesmo palácio onde nasceu, o Palácio de Versalhes.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.