Quem foi Joana d’Arc?

Joana d'Arc foi uma guerreira que lutou durante a Guerra dos Cem Anos. Ela se juntou ao exército francês vestida com trajes masculinos e foi morta acusada de bruxaria.

0

Joana d’Arc viveu durante a era medieval, entre 1412 e 1431. A heroína francesa foi muito importante para a Guerra dos Cem Anos (1337–1453), quando a França, seu país, enfrentou a rival Inglaterra.

Sua história conta com fatos trágicos, pois quando ainda era criança, presenciou os soldados ingleses assassinando alguns membros de sua família. Os rivais invadiram a vila onde ela morava e esse acontecimento ficou marcado por toda a sua vida.

Anos mais tarde, ela começou a receber mensagens de alguns santos, que a orientavam a tomar medidas consideradas bem ousadas para a época. Nas mensagens, ela era estimulada pelas divindades a se juntar ao exército francês na guerra.

Joana d’Arc e o exército francês

Joana d’Arc, aos 13 anos, começou a ter visões dos santos Miguel, Catarina e Margarida. Nas mensagens, ela era motivada a entrar no exército francês e apoiá-los na luta contra a Inglaterra durante a Guerra dos Cem Anos.

Motivada pelos santos, ela cortou o cabelo bem curto, vestiu-se com trajes considerados masculinos, mais apropriados para a batalha, e iniciou os tratamentos militares. Joana d’Arc foi aceita pelo exército francês e seu destaque foi tão grande que chegou a comandar tropas.

Suas vitórias despertaram o reconhecimento do rei Carlos VII e, com isso, a inveja de outros líderes franceses. Até que em 1430, durante uma batalha em Paris, ela foi gravemente ferida, capturada e vendida para os ingleses.

Joana d’Arc foi acusada de feitiçaria, por conta de suas visões. Então, ela foi queimada viva em Rouen, no ano de 1431.

Legado de Joana d’Arc

Após quase 5 séculos de sua morte, Joana d’Arc foi canonizada no dia 30 de maio de 1920, por Papa Bento XV.

A mulher da Guerra dos Cem anos se tornou a santa padroeira da França e sua festa litúrgica é realizada no dia 30 de maio.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.