Questões discursivas sobre evolução

Fixação de conteúdo para evolução das espécies.

A evolução das espécies demonstra através de teorias que todos os seres vivos possuem ancestrais em comum que passaram por mudanças de características hereditárias que proporcionaram melhor adaptação ao ambiente ao longo do tempo.

Preparamos uma lista de questões discursivas sobre evolução para que você possa testar seus conhecimentos sobre como as espécies se adaptaram ao longo do tempo.

Você pode consultar as respostas e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post!

Questões discursivas sobre evolução

1) (UNESP) Aquecimento já provoca mudança em gene animal. Algumas espécies animais estão se modificando geneticamente para se adaptar às rápidas mudanças climáticas no espaço de apenas algumas gerações, afirmam cientistas. Folha de S.Paulo, 09.05.2006.

O texto pressupõe uma interpretação darwinista ou lamarckista do processo evolutivo? Justifique.


2) (UFRJ) O valor adaptativo de um indivíduo varia entre 0 e 1,0. Os valores extremos 0 e 1,0 indicam, respectivamente, indivíduos eliminados pela seleção natural sem deixar descendentes e indivíduos que contribuem com o maior número de descendentes para a geração seguinte.

Medições do valor adaptativo de indivíduos portadores de seis genótipos, em duas populações diferentes, revelaram os seguintes resultados.

Questão discursiva - Evolução 2

Dos genes “A‚” e “B‚”, qual deveria apresentar maior frequência? Justifique sua resposta.


3) (UNIFESP – Mod.) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele na espécie humana.

“A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.”

“À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.” Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002.

Nesses dois trechos, quais as ideias evolutivas encontram-se subjacentes?


4) (UFMG) Há algum tempo, a resistência a antibióticos vem-se tornando um problema mundial de Saúde Pública, porque dificulta o tratamento de infecções bacterianas. Observe esta figura, em que está representada uma população de bactérias:

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto:

a) Cite dois fatores evolutivos que atuaram nessa população.
b) Explique, de acordo com a teoria neodarwinista, a atuação desses dois fatores evolutivos na população de bactérias representada.


5) Ainda utilizando a imagem da figura anterior, em que está representada uma população de bactérias que, logo após a introdução e antibiótico, se tornou resistente, analise o assunto e considere seus conhecimentos para identificar a teoria evolutiva que permite explicar as mudanças observadas nessa população. Justifique sua resposta.


6) (UNIMONTES) A mutação, a migração, a deriva genética e a seleção natural têm efeitos diferentes na variação genética dentro das populações e entre as populações. Considerando populações diferentes, qual o fator que tem maior chance de diminuir a variação genética entre populações?


7) Atualmente, os antibióticos são utilizados em larga escala tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. Análise esta tabela, em que está indicada a quantidade de antibióticos utilizada nos Estados Unidos, em diferentes situações:

Uso de antibiótico Quantidade de antibiótico/ano
No tratamento de doenças infecciosas em seres humanos 11,5 x 106 kg
Em rações para animais 7,0 x 106 kg
Na agricultura 4,5 x 106 kg

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, indique uma medida no âmbito da Saúde Pública e uma medida no âmbito pessoal que podem contribuir para minimizar esse grave problema da resistência bacteriana a antibióticos.


8) (UNIVASF) Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.

I – O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
II – O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Consequentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.

As afirmações I e II podem ser atribuídas, respectivamente, a quais filosofias?


9) Um dos problemas da resistência a antibióticos consiste na disseminação de genes de resistência entre as bactérias.

Análise esta figura, em que estão indicados os mecanismos – I, II e III – de transmissão de genes entre bactérias:

Questão discursiva - Evolução 9

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, identifique esses três mecanismos.


10) (UFRGS – Mod.) Uma professora de biologia explicou aos seus alunos que a quantidade da enzima lactase diminui muito ao longo do desenvolvimento de indivíduos originários de povos orientais, o que impede a degradação efetiva do açúcar do leite. Uma das alunas comentou que essa diminuição de lactase deveria ser causada pelo tipo de alimentação característico dos orientais: pobre em leite e seus derivados. A professora ponderou que a aluna havia expressado uma ideia que correspondia a um pensamento evolucionista. Qual é esse pensamento?


Resposta da questão 1

A interpretação é Lamarckista, pois sugere que o animal se modifique para se adaptar às mudanças ambientais.

Resposta da questão 2

O gene B‚ da população 2. O gene B2 fica protegido da seleção nos heterozigotos e, por isso, sua frequência é maior que zero. Na população 1, todos os genes A1 são eliminados a cada geração, logo sua frequência será zero.

Resposta da questão 3

No trecho “sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões” tem-se a ideia Lamarquista sobre a evolução das espécies. De acordo com Lamarck, o indivíduo se modifica para adaptar às particularidades do meio.

Resposta da questão 4

a) Fator evolutivo 1: Mutação; Fator evolutivo 2: Seleção natural.

b) A mutação é responsável pelo surgimento de novos alelos na população, sendo responsável pelo fenótipo resistente, o qual é selecionado pelo uso do antibiótico.

Resposta da questão 5

Teoria Lamarquista, porque as bactérias tornaram-se resistentes para sobreviverem no meio com o antibiótico ampicilina.

Resposta da questão 6

As migrações promovem o encontro entre indivíduos de populações diferentes, reduzindo as diferenças genéticas entre elas.

Resposta da questão 7

Venda de antibióticos somente com receita médica / Controlar a automedicação.

Resposta da questão 8

“O gafanhoto é verde porque vive na grama” é uma ideia Lamarquista. Por viver em um ambiente verde, o animal teria ficado verde.

Já a afirmação “O gafanhoto vive na grama porque é verde” é uma ideia Darwinista. Em um meio de cor verde, o animal com essa tonalidade tem maiores chances de sobrevivência (menores chances de predatismo).

Resposta da questão 9

Transdução / Conjugação / Transformação.

Resposta da questão 10

No trecho “essa diminuição de lactase deveria ser causada pelo tipo de alimentação característico dos orientais: pobre em leite e seus derivados” fica evidente a ideia Lamarquista (lei do uso e do desuso).

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