Simbologia maçônica

Confira os significados de alguns símbolos maçônicos!

0

A maçonaria é conhecida pela adoção de símbolos que reafirmam os princípios e valores dos seus praticantes.

A maioria dos símbolos maçônicos remetem à construção civil, o que reforça a necessidade de aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual.

A evolução do maçom dentro da maçonaria se divide em graus que se relacionam a conjuntos específicos de símbolos.

Vejamos alguns símbolos maçônicos que selecionamos para você.

Símbolos da maçonaria

Os símbolos maçônicos não remetem a poderes mágicos ou a ritos. Eles cumprem a função de um texto que foi criado pelos próprios seguidores da maçonaria.

Sendo assim, a simbologia maçônica busca transmitir uma mensagem que se relacione com a aprendizagem e reflexão de cada maçom.

Um dos símbolos mais importantes da maçonaria é o triângulo que possui um olho em seu centro.

A simbologia maçônicaEste símbolo faz menção ao Grande Arquiteto do Universo, um ser onisciente que tudo vê, tudo sabe e tudo julga. Originado do Egito Antigo, o símbolo acima se relaciona ao processo criativo que desencadeou no surgimento do Universo.

Nesse sentido, a maçonaria acolhe os indivíduos agnósticos e ateus, além dos cristãos. Comprovando que ele não se vincula somente a uma perspectiva deísta do mundo.

Durante o século XVIII, surgiu um símbolo bastante significativo para os maçons, o enlace entre o esquadro e o compasso, com a letra G ao centro.

A simbologia maçônica

O esquadro resulta da união da linha vertical com a linha horizontal e pode significar a ação do homem sobre si mesmo e sobre a matéria.

Já o compasso faz alusão à imensidão do universo, à unidade e ao círculo. A presença da letra G, ao centro, significaria a geometria como a ciência maçônica.

No entanto, algumas teorias apontam que essa letra representa o principal mistério maçônico ou ainda que ela se refere a God (Deus, em inglês).

Este símbolo faz menção à importância da associação entre o mundo espiritual e o mundo material.

A trolha é outro importante símbolo na maçonaria. Ela desempenha uma função indispensável na construção civil: aplicar a argamassa que unirá as pedras ou tijolos.

A simbologia maçônica

Para os maçons, essa ferramenta prega a tolerância e o amor entre os membros da maçonaria. Ao perderem a forma de pedra bruta (também símbolo maçom), os seguidores vão em busca de uma relação saudável entre si.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.