O timo é uma glândula que atua no sistema imunológico, ele é considerado um órgão linfoide primário, fica localizado no tórax, na frente do coração, entre os dois pulmões.
Essa glândula aumenta de acordo com o crescimento do indivíduo até o início da puberdade, quando ele pesa em torno de 40 gramas.
Durante a fase adulta, o timo regride de tamanho, mas não perde suas funções com essa diminuição.
Função do timo
O timo atua diretamente nas células de defesa do organismo, ele é o principal responsável pela maturação dos linfócitos T.
A medula óssea produz os linfócitos imaturos e os encaminha até o timo, onde eles passam pelo processo de amadurecimento para se transformarem em linfócitos T.
Os linfócitos T são selecionados pelo timo e só são liberados na corrente sanguínea quando eles não reagem a proteínas e antígenos do próprio organismo.
Além disso, o timo também produz o hormônio timosina, que é o responsável por estimular a maturação dos linfócitos provenientes da medula óssea.
Anatomia do timo
O timo é dividido em dois lobos unidos que são formados por numerosas estruturas aglomeradas que se assemelham a lobos menores e possuem diversos tamanhos. Geralmente, o lobo direito é menor que o lobo esquerdo.
Cada lobo possui um córtex que é uma região periférica que retém muitos linfócitos e uma medula que fica na região central e possui poucos linfócitos que já passaram pelo processo de maturação.
Os linfócitos que não são liberados na corrente sanguínea são destruídos pelos macrófagos que também compõe o timo.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.