Tipos de raízes
As raízes podem ser muito diferentes entre as plantas, vamos conhecer os principais tipos? Continue lendo!
As raízes são órgãos de extrema importância para a planta, são elas as principais fixadoras dos vegetais no solo, que absorvem nutrientes e também fazem reservas.
Em geral, as raízes são órgãos subterrâneos e se originam ainda no embrião das plantas espermatófitas, sendo chamada de radícula nesse estádio.
A radícula é o primeiro órgão a se desenvolver logo após a germinação da semente, sendo a responsável por levar água para dentro do embrião.
O desenvolvimento das raízes se torna diferente nas plantas adultas de monocotiledôneas e eudicotiledôneas. Vamos conhecer agora os principais tipos de raízes!
Raízes fasciculadas
As raízes fasciculadas são um conjunto de raízes finas que não têm origem na radícula, mas sim a partir de meristemas caulinares.
Geralmente são finas e numerosas, não existe uma principal. Elas são típicas das monocotiledôneas e absorvem água das camadas mais superficiais do solo.
Raízes pivotantes
As raízes pivotantes também podem ser chamadas de axiais. Elas são caracterizadas por ter uma raiz principal proeminente de onde partem raízes laterais ou secundárias.
Geralmente, elas crescem verticalmente no solo com geotropismo positivo. Esse tipo de raiz é típico das eudicotiledôneas lenhosas e conseguem absorver água das camadas mais profundas do solo.
Raízes tuberosas
As raízes tuberosas armazenam substâncias que podem ser remobilizadas para outros locais durante processos metabólicos. Elas também são muito utilizadas para alimentação humana.
Raízes sugadoras
As raízes sugadoras também são chamadas de haustórios. Elas são típicas de plantas parasitas por penetrar no caule da planta hospedeira e se instalar nos vasos condutores, utilizando das seivas.
Raízes escoras
As raízes escoras, como o próprio nome diz, são raízes que servem como suporte para planta, além de aumentarem sua área de absorção. Elas são típicas de plantas de mangue ou de solos muito encharcados.
Raízes tabulares
As raízes tabulares têm esse nome porque se assemelham a tabuas, achatadas. Elas estão presentes em árvores lenhosas de grande porte, elas são responsáveis por dar estabilidade e fixar a planta ao solo.
Raízes aquáticas
As raízes aquáticas possuem muitas adaptações para garantir ar em seus tecidos, como o aerênquima. Elas podem absorver nutrientes da água e auxiliar a planta aquática na flutuação, se for uma planta de vida livre.
Raízes respiratórias
As raízes respiratórias, também chamadas de pneumatóforos, são aquelas que possuem geotropismo negativo, ou seja, crescem em direção a superfície do solo. Elas têm esse mecanismo para garantir oxigênio para as partes da planta que estão submersas.
Esse tipo de raiz é típico de plantas de locais alagados com solo pobre em oxigênio, como é o mangue.
Raízes estranguladoras
As raízes estranguladoras envolvem a planta hospedeira e se espalha como uma rede, impedindo o crescimento da planta que serve de suporte.
Na maioria das vezes, a planta hospedeira acaba morrendo ou pela falta de espaço, ou por não conseguir mais alcançar a luz solar.
Veja também:
- Reino Plantae ou Metaphyta
- Plano de aula – Aula prática – Morfologia de raízes
- Caule – Órgãos vegetativos em plantas
- Folhas – Órgãos vegetativos em plantas
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.