Trotskismo

O trotskismo é uma ideologia de esquerda criada a partir dos ideais do político, intelectual e revolucionário, Leon Trotsky.

O trotskismo é uma teoria de esquerda fundamentada nos ideais de Leon Trotsky (1879–1940).

Em oposição ao stalinismo, essa ideologia se postula como uma teoria política e ideológica que, influenciada pelo socialismo e comunismo, tornou-se uma das doutrinas mais seguidas pelas pessoas da esquerda.

Características do trotskismo

Várias obras de Leon Trotsky expressam ideias sobre a Revolução Russa e o marxismo. Com isso, o trotskismo surgiu a partir destas reflexões.

Para ele, a revolução socialista deveria se espalhar para todo o mundo e não ficar concentrada somente em solo soviético.

Por isso, ele acreditava que a classe operária seria o principal ator das mudanças que se desencadeariam.

Os sindicatos e os partidos políticos eram os locais em que os trabalhadores poderiam se reunir e organizar ações que visassem a exigência de mais direitos.

O uso da violência seria permitido em prol da tomada de poder pelo proletariado. Assim, seria papel da União Soviética financiar e direcionar os novos revolucionários.

Trotsky defendia a superação do nacionalismo, tão presente nos países europeus nos anos de 1930. Para ele, as ideias internacionalistas combateriam o nacionalismo. Somente assim o socialismo chegaria ao poder em todo o mundo.

Contrário às ideias de Trotsky, Stalin defendia que a revolução deveria ser algo restrito à União Soviética.

A morte de Lenin fez com que Stalin ascendesse ao poder e expulsasse Trotsky do Estado socialista, pois ele temia que a imagem carismática de Trotsky dominasse a população.

Leon Trotsky escreveu várias obras sobre o Estado soviético comandado por Stalin, criticando a postura de seu inimigo político.

Segundo ele, as práticas políticas de Stalin impediriam o êxito da revolução e, por consequência, do socialismo.

Sendo assim, ele se exila no México, local em que foi assassinado por um agente de Stalin.

Leninismo x Trotskismo

Lenin e Trotsky tinham visões diferentes em diversos pontos. Destacamos alguns, como o fato de Lenin ser a favor de uma aliança com o movimento camponês, já Trotsky o considerava reacionário.

Para ele, qualquer indivíduo poderia fazer parte do sistema político, independente se a pessoa se aprofundou ou não nos princípios da esquerda.

Lenin apoiava a ideia de que o processo revolucionário deveria seguir algumas fases. Entre elas, estava a etapa democrático-burguesa que, quando superada, ascenderia ao socialismo.

Para Trotsky, essa percepção não era necessária, pois a revolução socialista poderia ultrapassar essa etapa para tomar o poder.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More