Uso de cartoon em questões do Enem
Confira como o cartoon costuma ser usado nas questões do Enem!
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possui um dia direcionado para a realização da prova voltada para as Ciências Humanas e suas Tecnologias, que inclui as disciplinas das ciências humanas:
Nesse dia, a linguagem visual é intensamente explorada através das questões que são elaboradas a partir de pinturas, desenhos de cartunistas e fotografias.
O objetivo desse artigo, é auxiliar o estudante na análise de algumas questões que foram baseadas em cartoons em provas do Enem.
Essa prova explora com intensidade a linguagem visual em razão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e das Orientações Educacionais Complementares, que orientam os conteúdos a serem trabalhados no ensino médio.
De acordo com esses documentos, algumas “competências” devem ser desenvolvidas pelo estudante durante o processo de aprendizagem. Uma delas é o “domínio de diferentes linguagens”, que inclui idiomas e representações artísticas, envolvendo o cartoon.
O cartoon é um termo que possui vários significados. Sua primeira aparição foi na língua inglesa, entre os séculos 18 e 19. Seu principal objetivo é oferecer ao leitor uma leitura dos eventos de modo inteligente, sagaz e cômico.
Cartoon em questões do Enem
Confira exemplos de cartoon em questões do Enem.
Primeira questão
A primeira questão esteve presente no Enem de 2014, no caderno azul.
Esta questão é formulada a partir do desenho que retrata um homem, uma mulher com um bebê no colo e uma criança e um gato no plano de fundo. Eles aparentam ser uma família sentada em uma calçada.
O homem, que tem em mãos a Constituição de 1988, lê um item do documento que se refere aos direitos sociais fundamentais dos brasileiros que diz respeito ao direito à moradia.
A mulher, que carrega um bebê no colo, solicita ao homem que ele leia “aquele pedaço bonito que fala de comida, saúde…”.
O objetivo do cartoon é atentar o leitor à diferença entre o que a Constituição determina com o que ocorre na realidade.
Até 2018, cerca de 7 milhões de famílias brasileiras não tinham moradia, além do escasso acesso à saúde pública de qualidade e à alimentação saudável.
Sendo assim, a alternativa que melhor traduz a leitura da imagem é a letra B.
Segunda questão
A segunda questão esteve presente no Enem de 2015, também no caderno azul.
Esta questão é elaborada a partir de um cartoon construído em três quadrinhos. No primeiro, o cadeirante está realizando a leitura de um jornal, na página voltada para vagas de trabalho.
O segundo quadrinho retrata o homem indo ligeiramente a algum lugar com um papel na mão e uma feição alegre.
Já o terceiro retrata o momento em que ele chega a um local que está ofertando vagas de emprego a deficientes. No entanto, para a realização da entrevista, ele precisaria subir vários lances de escada, já que o ambiente não possui elevador e nem rampa.
Com isso, o homem fica com a feição frustrada, pois ele acreditava que poderia conquistar uma vaga de emprego voltada para deficientes.
A ironia do cartoon se concentra na ideia de que o local oferta vagas de trabalho para deficientes, mas não dá as devidas condições de acesso a todos os grupos de deficientes físicos.
O enunciado solicita que o estudante assinale a alternativa que contenha o principal desafio da inclusão social nas democracias contemporâneas. Sendo assim, a alternativa correta é a letra D.
Saiba mais em:
- Diferença entre charge, cartum, tirinha e caricatura
- Calvin e Haroldo – História, tirinhas, última tirinha e Enem
- Brasil Império nas questões do Enem
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.