4 Planos de aula de Geografia – Educação Infantil e Ensino Fundamental

O plano de aula de Geografia permite com que o professor saiba como trabalhar com os alunos na educação infantil e ensino fundamental. Veja alguns exemplos!

0

Além do ambiente escolar, o professor também trabalha em casa, na preparação do conteúdo das aulas, no planejamento da disciplina ministrada ao longo do semestre e do ano, assim como na avaliação dos alunos.

Independente da disciplina, seja de Ciências Humanas, Exatas ou Biológicas, a licenciatura exige do educador a delimitação de metas e objetivos a serem alcançados juntamente com os estudantes.

Um dos importantes instrumentos para que o processo da docência seja bem sucedido é o planejamento da aula, elaborado da educação infantil ao ensino superior.

Sob posse do plano de aula, o professor consegue visualizar como será conduzida a matéria e, se necessário, também pode depois revisar a metodologia empregada, visando sempre o aprendizado.

O plano de aula costuma seguir uma estrutura predefinida. Nele, deve conter os objetivos (geral e específicos), a justificativa, o tema, o conteúdo programático (com sugestões de bibliografias), desenvolvimento, método e avaliação. O Escola Educação disponibiliza para os educadores alguns modelos de plano de aula e projetos educativos e pedagógicos.

Entre a multiplicidade de disciplinas há a Geografia, uma das mais importantes para a vida, pois é ela que apresenta literalmente o mundo para as pessoas. Assim, a forma em que é abordada na sala de aula pode dar uma percepção diferente a cada um dos estudantes.

Veja alguns modelos de plano de aula de Geografia que o Escola Educação oferece!

Plano de aula de Geografia – Planos prontos para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Plano de aula de Geografia – Séries iniciais

O plano de aula de Geografia para séries iniciais propõe sugestões simples para que as crianças consigam visualizar como a Geografia está presente na vida cotidiana. Com elementos da cidade e da natureza, eles podem aprender como a Geografia é importante!

PUBLICIDADE

Plano de aula de Geografia – Rochas e minerais

As rochas e os minerais são partes componentes do planeta, sendo que a crosta terrestre é a única camada da Terra a possuir rochas no estado sólido. Classificadas em diferentes tipos, as rochas e os minerais são estudados na Geologia.

O plano de aula sobre rochas e minerais propõe atividades práticas para que os estudantes possam visualizar o modo em que são categorizadas e os seus princípios básicos.

Plano de aula de Geografia – Continentes e oceanos 

A Terra é composta por diferentes continentes, seis no total (África, Ásia, Europa, Oceania, América e Antártida), e oceanos (Atlântico, Índico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico). Porém, o Glacial Ártico e Glacial Antártico são atualmente considerados mares, em vez de oceanos.

Desse modo, o plano de aula de Geografia sobre continentes e oceanos propõe atividades que permitam com que o aluno compreenda a existência desses lugares e as suas localidades, bem como as diferentes características geográficas e biológicas do planeta.

Plano de aula de Geografia – Terra e Água

O plano de aula de Geografia para séries iniciais sobre terra e água foi projetado para ajudar os alunos do jardim de infância a distinguir entre terra e água em mapas e globos.

Veja também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.