Veganismo: 7 principais benefícios desse estilo de vida
Mesmo com suas particularidades, a alimentação pautada no veganismo é bastante benéfica à saúde, de acordo com estudos.
O veganismo, um movimento que surgiu no Reino Unido na década de 1940, vem se popularizando cada vez mais nas últimas décadas. Esse estilo de vida prega a exclusão total da exploração animal e propõe que repensemos não apenas a nossa alimentação, mas todos os aspectos de nossas vidas, como vestuário e cosméticos.
Partindo dessa ideia, o veganismo vai além do vegetarianismo, uma vez que essa segunda forma de alimentação prevê apenas a substituição de carne na dieta e nada mais.
A ascensão do veganismo se deve a uma combinação de fatores, incluindo o crescente interesse por dietas mais saudáveis, a preocupação com o bem-estar animal e a crescente consciência ambiental.
Embora o consumo de carne e outros produtos de origem animal seja um hábito profundamente enraizado em muitas culturas, estudos científicos sugerem que o sistema digestivo humano, incluindo os dentes, foi inicialmente projetado para uma dieta à base de vegetais e frutas, não animais.
Por esse motivo, é correto afirmar que, apesar de o consumo de carne, especialmente de aves e peixes, não ser inerentemente prejudicial à saúde humana, uma dieta que exclui tais alimentos é igualmente, ou até mais, nutritiva.
Seguindo com esse assunto, abaixo vamos conferir os sete principais benefícios de adotar o veganismo como um estilo de vida, ajudando a desmistificar essa filosofia de vida.
Alimentação baseada apenas em vegetais pode ser mais benéfica à saúde – Imagem: reprodução
1. Veganismo é benéfico para a manutenção do peso ideal
Uma dieta vegana, rica em fibras e pobre em gorduras saturadas, pode ajudar na manutenção do peso ideal.
Isso porque alimentos vegetais têm, em média, menos calorias por porção em comparação com alimentos de origem animal, o que pode contribuir para a perda ou manutenção de peso saudável.
2. Reduz o risco de desenvolver doenças crônicas
Dietas veganas são associadas a uma menor incidência de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão.
A alimentação à base de plantas é naturalmente pobre em gordura saturada e rica em antioxidantes e fibras, o que ajuda a manter a saúde do sistema cardiovascular e a regular os níveis de açúcar no sangue.
3. Mantém estáveis as principais taxas metabólicas
Dietas veganas tendem a deixar os níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos em faixas sempre saudáveis.
A ausência de produtos de origem animal, ricos em colesterol e gorduras saturadas, e o consumo de alimentos ricos em fibras contribuem para a estabilização dessas taxas.
4. Previne doenças cardiovasculares
A adoção do veganismo está ligada a uma menor incidência de doenças cardiovasculares. Isso se deve à redução na ingestão de gorduras saturadas e ao aumento do consumo de fibras e antioxidantes, que conseguem proteger o coração e os vasos sanguíneos.
5. Reduz o risco de tipos de câncer
Pesquisas indicam que dietas à base de plantas podem diminuir o risco de certos tipos de câncer, como o de cólon e o de mama.
Alimentos vegetais contêm compostos com propriedades anticancerígenas, além de serem ricos em fibras, que contribuem para manter o sistema digestivo saudável.
6. O veganismo promove consciência ambiental
O veganismo não é apenas uma escolha alimentar, mas também um movimento ambiental. A produção de alimentos de origem animal é considerada uma das principais causas de desmatamento, poluição e emissão de gases de efeito estufa.
Portanto, adotar o veganismo pode reduzir significativamente a pegada ecológica individual.
7. Pode melhorar a saúde mental
Como se todos os benefícios vistos acima não fossem o suficiente para você repensar seu estilo de vida, alguns estudos sugerem que o veganismo consegue ter efeitos positivos até mesmo na saúde mental das pessoas.
A adoção dessa filosofia de vida muitas vezes está associada a um senso de propósito e à redução da ansiedade e depressão, possivelmente devido à alimentação mais rica em nutrientes e à prática de um estilo de vida consciente.
Comentários estão fechados.