Veja 7 tipos diferentes de descanso para sentir mais bem-estar
Todo mundo merece uma pausa, afinal de contas, o excesso de esforço compromete e muito todas as nossas atividades.
O sentimento de exaustão, esgotamento e estresse é uma preocupação séria para muitas pessoas, mas o que muitos não sabem é que, para sentir aquela sensação plena de bem-estar, há sete tipos de descanso diferentes que podem ajudar. Saiba quais são eles e quando deve alternar entre um e outro.
Ele é mais importante para o bem-estar do que imaginam
Na sociedade em que vivemos, é difícil se dar tempo para relaxar, pois estamos a todo tempo correndo contra o tempo, então esquecemos que é necessário descansar e muito bem. A neurocientista e pesquisadora Nicole Avena, disse: “O descanso é vital para a saúde e o bem-estar ideais, [no entanto] ele geralmente é visto como algo não valioso porque o trabalho não está sendo concluído — a produtividade não está sendo realizada”.
Tipos de descanso
Segundo o Dr. Dalton-Smith, há tipos diferentes que podem ser alternados.
- Físico: é o primeiro que precisamos como pessoas humanas e vivas. Dormir, sentir o relaxamento corporal e tirar aqueles cochilos se enquadram na categoria de descanso físico, mas também temos o “ativo”. Ele diz respeito às atividades leves e restauradoras. É o caso dos alongamentos, das massagens e a prática de yoga.
- Mental: o sono pode ser útil, mas pode até parecer que não foi o suficiente. Dalton-Smith incentiva algumas pausas curtas durante o dia de trabalho. Ele diz que costuma praticar a “difusão de pensamento” com os clientes. Essa difusão consiste em um exercício mental que cria uma distância entre as emoções e os pensamentos.
- Espiritual: descansar espiritualmente é se conectar com algo maior do que nós mesmos. Orações, meditações ou mentalizações de propósitos podem ajudar no descanso espiritual. É algo entre você e a sua espiritualidade.
- Emocional: é necessário que seja sincero com o que sente quando vierem te perguntar como você está. Essa liberação do que sente irá permitir que o circuito emocional se sinta mais descansado. Além disso, relaxar emocionalmente pode ser também estar cercado de pessoas que te trazem paz emocional.
- Social: compreender os limites da nossa “bateria social” é muito importante para evitar o esgotamento, logo não acabará ficando tão cansado socialmente.
- Sensorial: Dalton sugere momentos de privação sensorial para ajudar na nossa recarga de superestimulação. Ele indica ficar pelo menos 45 minutos longe das telas antes de ir dormir. Também fala sobre outra técnica: o “aterramento dos cinco sentidos”, que consiste em nos permitir focar em um sentido de cada vez, fazendo com que nos tornemos presentes. Acabamos também nos fundamentando nesses sentidos.
- Criativo: cercar-se de inspiração pode te ajudar no descanso criativo, pois não estará se forçando a pensar em algo novo e criativo, se estiver cercado de inspiração. Dalton dá a ideia de contato com a natureza para apenas se deixar sentir.
Comentários estão fechados.