Vesícula biliar

A vesícula é o órgão onde a bile fica armazenada. Continue lendo para entender melhor!

A vesícula biliar é um órgão que atua no sistema digestório. Ela está localizada abaixo do lobo direito do fígado, que produz a bile, e a função da vesícula biliar é armazenar essa substância.

Ela também é a responsável por auxiliar na dissolução e reaproveitamento dos lipídios ingeridos na alimentação.

Anatomia da vesícula biliar

A vesícula biliar tem entre 7 e 10 cm de comprimento e possui um formato parecido com o de uma pera. A coloração dela é esverdeada por causa dos 50 ml de bile que ela consegue armazenar.

A conexão da vesícula com o fígado e o duodeno é feita através do trato biliar que possui ductos hepáticos direito, esquerdo, cístico e colédoco.

Quando o bolo alimentar chega ao duodeno, ele estimula a vesícula biliar a se contrair e liberar a bile que estava armazenada e irá facilitar a digestão das gorduras no intestino.

Vesícula biliar - Anatomia
Vesícula biliar – Anatomia

Doenças da vesícula biliar

A vesícula biliar pode apresentar infecções e inflamações, e uma das causas é o bloqueio do fluxo de bile no ducto cístico.

As três principais doenças relacionadas à vesícula biliar são a colelitíase, a colecistite e a colangite esclerosante.

Colelitíase

A colelitíase também é conhecida como cálculo biliar ou pedra na vesícula. Os fatores genéticos são as principais causas de formação de cálculos nesse órgão.

No entanto, má alimentação, obesidade e índices elevados de colesterol também são apontados como causas da colelitíase.

Os sintomas dessa doença nem sempre são claros, muitas vezes são confundidos com dores de estômago, dores renais ou de coluna.

Quando a infecção está na fase aguda a dor pode ser tornar intensa e é necessário realizar uma ultrassonografia para visualizar as pedras.

A colelitíase é tratada com a cirurgia de remoção das pedras e, em muitos casos, da vesícula biliar.

Vesícula biliar - Formação de pedras
Vesícula biliar – Formação de pedras

Colecistite

A colecistite é a inflamação da vesícula biliar, geralmente ela está relacionada a colelitíase, ou seja, quem possui pedras na vesícula está mais propenso a ter inflamações nesse órgão.

A inflamação de outros órgãos do aparelho digestório ou acessórios também pode provocar inflamações na vesícula biliar.

Os sintomas da colecistite são dores abdominais, náuseas e vômitos, e ela pode ser uma doença aguda ou crônica que, geralmente, surge de forma repentina.

Vesícula biliar - Colecistite
Vesícula biliar – Colecistite

Colangite esclerosante

A colangite esclerosante causa uma inflamação que cicatriza e provoca o estreitamento dos ductos biliares, não permitindo a passagem da bile.

Essa doença pode causar insuficiência hepática, cirrose e até mesmo câncer. O tratamento é feito através do acompanhamento clínico e, em casos graves, é necessário um transplante de fígado.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.