A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel também conhecida como ácido ascórbico. Essa é uma das mais comerciais entre as 13 vitaminas que os seres humanos possuem.
Muito utilizada na indústria farmacêutica em antigripais e também na indústria cosmética em produtos para pele.
Para que serve a vitamina C?
Essa vitamina está diretamente ligada a formação de fibras colágenas praticamente em todo corpo e, consequentemente, ao fortalecimento dos ossos, cartilagens, vasos sanguíneos, pele, dentes e tendões.
Além de um excelente antioxidante, a vitamina C também participa da síntese de moléculas que formam hormônios.
Essa vitamina é muito utilizada na industria farmacêutica para combater a baixa imunidade e garantir proteção contra gripes e resfriados.
Vitamina C faz bem para pele?
O envelhecimento da pele causa a diminuição da produção de colágeno.
A produção de colágeno pode ser agravada pela ação dos raios ultravioletas do Sol e lâmpadas fluorescentes e até mesmo do celular, fazendo com que a diminuição de elasticidade da pele ocorra de forma crônica.
Dessa forma, o uso da suplementação de vitamina C durante a vida adulta pode ajudar no restabelecimento da produção de colágeno e diminuição dos radicais livres pelo seu alto poder antioxidante.
A vitamina C também tem sido usada na indústria cosmética como um clareador para pele.
Benefícios da vitamina C
- Alto poder antioxidante;
- Produção de colágeno;
- Aumento e manutenção da imunidade;
- Cicatrização de feridas;
- Melhora textura da pele;
- Auxilia a produção de algumas enzimas;
- Previne o fotoenvelhecimento da pele causado pela exposição aos raios ultravioletas;
- Previne o escorbuto;
- Auxilia na absorção de ferro no organismo humano.
Alimentos com vitamina C
Vistos todos os benefícios, você sabe quais são os alimentos ricos em vitamina C? Todos os vegetais possuem vitamina C, porém, nos frutos cítricos é onde ela é encontrada em maior quantidade.
O limão, a laranja e a acerola são os frutos com maior quantidade de vitamina C por grama.
No entanto, também podemos encontrar boas quantidades na goiaba, no pimentão, brócolis e couve, por exemplo.
Excesso de vitamina C
A dose diária recomendada de vitamina C é 100 mg. No entanto, esse valor pode ser alterado em condições específicas como gravidez, amamentação, pessoas com quadros infecciosos e/ou fumantes.
Deficiência de vitamina C
A vitamina C deve ser consumida diariamente já que por ser hidrossolúvel nosso organismo não consegue armazenar a quantidade necessária.
A falta de vitamina C no organismo, além de alterar a produção de colágeno e enfraquecer o sistema de defesa do corpo, também pode causar doenças graves como o escorbuto.
Essa doença é conhecida desde 1500 A.C., quando causava altas taxas de mortalidade entre os marinheiros que ficavam em alto mar por muitos meses.
Somente no século XX sua causa foi descoberta e a ingestão de frutas cítricas diariamente foi usada como tratamento para o escorbuto.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.