Animais onívoros: O que são, características e exemplos
Depois de saber o que são animais carnívoros e herbívoros, chegou a hora de conhecer os animais onívoros. Saiba quais são suas características e veja alguns exemplos.
Você já sabe que animais carnívoros são aqueles que se alimentam predominantemente de outros animais, agora precisa saber o que são os animais onívoros.
Além disso, esses animais participam de várias cadeias alimentares, e podem ser classificados como consumidores primários, secundários ou terciários. Sabendo isso, fica mais fácil entender o significado da palavra onívoro que tem origem do latim e significa a união dos termos “omnis” e “vorus” que significa “aquele que come tudo”.
Um fato curioso é que animais que comem carne esporadicamente não podem ser considerados onívoros, isso porque o animal é classificado como onívoro somente quando sua fonte principal de alimentação tiver um animal e uma planta.
Características dos animais onívoros
Na natureza, os animais onívoros levam vantagens sobre os animais herbívoros e carnívoros, uma vez que possuem maior diversidade alimentar a disposição na natureza. Dessa forma, essas características facilitam a adaptação e sobrevivência das espécies onívoras.
Além disso, animais onívoros possuem sistema digestório capaz de digerir vegetais e carne, além de possuirem um metabolismo capaz de processar alimentos diversificados. Saiba quais são outras características que os onívoros possuem em comum:
- Dentes incisivos curtos;
- Dentes caninos longos e curvos;
- Dentes molares agudos ou chatos;
- Músculos faciais reduzidos;
- Unhas afiadas;
- Não possuem enzimas digestivas na saliva;
- pH estomacal ácido;
- Intestino delgado curto;
- Urina concentrada.
5 exemplos de animais onívoros
Agora que você já sabe o que é um animal onívoro, e conhece algumas de suas características, iremos te mostrar cinco exemplos desses animais. Confira:
Veja mais sobre o reino animal:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.