Derme

A derme é a camada intermediária da pele. Continue lendo para conhecê-la!

A derme é a camada intermediária da pele humana, está localizada abaixo da epiderme e acima da hipoderme, esta última não é considerada efetivamente uma camada da pele. Apesar de ser a camada mais espessa da pele, sua espessura varia de acordo com a idade da pessoa e a região do corpo.

Essa camada é a responsável pela elasticidade da pele, possui muitos vasos sanguíneos que nutrem e oxigenam a epiderme.

Pele humana - Camadas da pele
Pele humana – Camadas da pele

 Composição da derme

As principais células da derme são os fibroblastos que sintetizam os elementos da derme como as fibras e as substâncias amorfas. Também podemos encontrar macrófagos e mastócitos.

Os principais componentes da derme são as fibras de colágeno, as fibras de elastina e a matriz extracelular.

A derme possui vasos linfáticos, glândulas, folículos capilares e nervos que proporcionam a sensibilidade da pele, por isso sentimos dor, pressão, mudanças de temperatura e quando encostamos em alguma coisa ou alguém.

As terminações nervosas estão espalhadas de forma diferente nas diversas regiões do corpo, isso faz com que algumas regiões sejam mais sensíveis que outras.

Camadas da derme

Vejamos as duas camadas da derme:

  • Camada papilar: é composta por tecido conjuntivo frouxo e está disposta na parte superior da derme, comunica-se com a epiderme através de papilas.
  • Camada reticular: é composta por tecido conjuntivo denso não modelado, está localizada na parte inferior da derme, que fica em contato com a hipoderme.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.