Hipoderme

A hipoderme é um tecido característico dos mamíferos. Continue lendo para conhecê-lo!

A hipoderme é uma camada profunda que se localiza abaixo da derme. Apesar de possuir muitas funções conjuntas com a derme e muitos autores representarem ela em conjunto com a pele, essa camada não é considerada parte da pele.

A hipoderme é composta principalmente por tecido conjuntivo, principalmente o adiposo. Ela está ligada à derme através de fibras de elastina e colágeno que aderem uma camada à outra.

A espessura da camada da hipoderme pode variar entre os indivíduos e também nas diversas regiões do corpo. No entanto, a hipoderme representa de 15 a 30% do peso corporal de um adulto.

A hipoderme é uma camada característica do corpo dos mamíferos.

Função da hipoderme

A hipoderme é uma camada que possui muitas funções diferentes no corpo do indivíduo, entre elas estão:

  • Reserva energética: o tecido adiposo acumulado na hipoderme é uma fonte de energia que pode ser utilizada pelo corpo em vários momentos como jejuns prolongados, por exemplo.
  • Proteção para choques mecânicos: a camada espessa da hipoderme protege os órgãos e ossos amortecendo o impacto de possíveis traumas físicos do corpo.
  • Isolante térmico: essa camada pode ajudar a regular a temperatura corporal do indivíduo, quanto mais grossa ela for, mais isolante térmica ela se torna.
  • Conexão: a hipoderme conecta a derme a músculos e ossos, ou seja, ela fixa a pele a estruturas adjacentes a ela.

Composição da hipoderme

O principal componente da hipoderme são os tecidos conjuntivo e adiposo. O tecido conjuntivo é do tipo frouxo e vascularizado.

As principais células que compõem essa camada são os adipócitos, células capazes de produzir e estocar gordura. Quanto mais adipócitos, maior o acúmulo de gordura e, consequentemente, maior o ganho de peso do indivíduo.

A quantidade elevada de adipócitos pode gerar uma inflamação na superfície da hipoderme, fazendo com que a pele perca o aspecto liso e apresente algumas depressões. Popularmente essas inflamações são chamadas de celulite.

Além dos adipócitos, a hipoderme também contém fibras de elastina e colágeno, veias e capilares sanguíneos.

Hipoderme - Formação da celulite
Hipoderme – Formação da celulite

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More