Anticorpos

Os anticorpos são células que atuam no sistema de defesa do corpo.

0

Os anticorpos são proteínas que fazem parte do plasma sanguíneo e também podem ser chamados de imunoglobulinas, por isso eles são representados pelo símbolo “Ig”.

Essas células atuam contra agentes invasores, como os vírus e as bactérias.

Função dos anticorpos

A principal função dos anticorpos é a defesa do organismo, visto que eles atuam diretamente contra os microrganismos invasores, para que não causem infecções no corpo do indivíduo.

Síntese e ação dos anticorpos

A síntese de anticorpos é feita por leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, do tipo linfócitos. Os anticorpos são produzidos à medida que o corpo necessita de defesa.

Os agentes que ameaçam o corpo do indivíduo são chamados de antígenos. Antígenos e anticorpos possuem grande afinidade, por isso, para cada antígeno é produzido um anticorpo diferente.

Assim que os antígenos são reconhecidos pelo corpo, os anticorpos começam a ser produzidos para combatê-los. Os anticorpos impedem que os antígenos se reproduzam e liberem toxinas que possam danificar outras células do corpo.

Ação dos anticorpos contra antígenos
Ação dos anticorpos contra antígenos

Estrutura dos anticorpos

Os anticorpos são formados por quatro cadeias polipeptídicas compostas por sequências de aminoácidos. As cadeias são ligadas por pontes de dissulfetos e duas delas são maiores e mais pesadas.

Estrutura do anticorpo
Estrutura do anticorpo

Tipos de anticorpos

  • IgG – Imunoglobulina G: combate processos inflamatórios, pois neutraliza toxinas dos agentes externos e é o único que pode atravessar a placenta de mulheres grávidas. Pode ser de quatro tipos chamados de IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4.
  • IgE – Imunoglobulina E: combate processos alérgicos, verminoses e protozooses. Ele é encontrado na superfície dos basófilos e mastócitos.
  • IgD – Imunoglobulina D: ativa as células que protegem o organismo, encontrado no sangue e suas funções específicas ainda estão sendo estudadas pelos cientistas.
  • IgM– Imunoglobulina M: esse anticorpo é um receptor de antígenos presente no meio intravascular. Quando os níveis de IgM estão altos significa que houve uma infecção recente.
  • IgA – Imunoglobulina A: protege as mucosas e está presente em secreções como saliva, suor, lágrimas e suco gástrico. Pode ser encontrado em dois tipos o IgA1 e o IgA2.
Tipos de anticorpos
Tipos de anticorpos

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.