Canal da Mancha
O Canal da Mancha é uma via de comunicação aquática que liga a França à Grã-Bretanha.
O Canal da Mancha conecta os dois países, sendo uma importante via de comunicação desta região, principalmente após a criação do Eurotúnel, em 1994.
Com 563 quilômetros de extensão e uma largura que varia entre 34 km e 180 km, o Canal da Mancha possui uma profundidade que pode chegar a 120 metros.
Importância
O Canal da Mancha é considerado um dos locais que possuem a circulação mais intensa de embarcações em todo o mundo, por isso, possui grande importância para a economia a partir do transporte de navios petroleiros e mercadorias.
Além disso, ele atrai muitos turistas em razão de sua utilidade frente ao enfrentamento das tropas marítimas de Napoleão Bonaparte, assim como das embarcações nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Eurotúnel
O túnel do Canal da Mancha, ou Eurotúnel, foi estreado em maio de 1994 pela rainha da Inglaterra, Elizabeth II, e pelo então presidente da França, François Mitterrand.
Sua construção, que contou com a participação de 15 mil operários e levou 7 anos para ser concluída, está entre as mais caras do mundo, com um custo de aproximadamente 9 bilhões de libras.
Erguido no estreito de Dover, sob o Canal da Macha, ele se localiza a 50 metros abaixo do nível do Mar do Norte. Sua estrutura conta com três túneis, sendo dois deles direcionados para os trens e um para emergências.
Desde que foi erguido, é o principal caminho que liga a França e a Grã-Bretanha, sendo uma alternativa rápida de viagem que transporta pessoas, cargas e veículos.
O Eurotúnel faz conexão entre Londres, Paris e Bruxelas em um tempo total estimado de 35 minutos feitos a uma velocidade de 160 km/h.
Saiba mais em:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.