Dia D – Segunda Guerra Mundial

O Dia D foi o dia que marcou o início do declínio do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.


O que foi o Dia D? Também conhecido como Operação Overlord, o Dia D foi o dia 6 de junho de 1944, quando a França começou a ser libertada da invasão nazista.

Foi neste dia que as tropas dos países Aliados desembarcaram na Normandia, norte da França. Esta operação foi vista como fundamental para a garantia do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Além de libertar a França das tropas nazistas, as nações Aliadas criaram uma frente de guerra no Ocidente, contribuindo para o enfraquecimento do exército alemão que já lutava contra a Itália e na frente Oriental, contra a União Soviética.

Assim, visando pegar os alemães de surpresa, os Aliados simularam uma ofensiva à Noruega com o objetivo de desviar a atenção dos nazistas. Além disso, criaram um oleoduto submarino para abastecer os navios das nações Aliadas. Tal estratégia teve êxito.

Em junho de 1944, 150 mil soldados desembarcaram na Normandia com o intuito de abrir uma nova frente de batalha para libertar o continente europeu da invasão nazista.

O Dia D foi essencial para a retomada da Europa Ocidental. O próximo passo foi libertar Paris, em agosto de 1944.

Na frente Oriental, os soviéticos avançavam rumo ao leste europeu. Em março de 1945, as tropas dos países Aliados já se encontravam por todo o continente.

O fim do nazismo foi marcado pela conquista de Berlim, em abril de 1945, e pela destruição da Chancelaria do Reich, sede do poder alemão.

Em maio de 1945, a Alemanha assina a sua rendição. Era o fim do regime nazista.

Mapa – Desembarque na Normandia

O dia escolhido para o desembarque na Normandia foi chamado de Dia D para que os alemães não identificassem a data por meio das transmissões de rádio. Sendo assim, o segredo foi o principal fator para o sucesso do ataque.

A invasão da Normandia ocorreu com muita discrição. Para que os alemães não conseguissem identificar as praias do desembarque, os Aliados as nomearam em inglês, como Sword, Juno, Gold, Omaha e Utah.

Confira o mapa que reproduz o desembarque dos países Aliados nas praias da Normandia:

Dia D - Segunda Guerra Mundial
Dia D – Desembarque na Normandia.

Curiosidades sobre o Dia D

Vejamos algumas curiosidades relacionadas ao Dia D:

  • O Dia D foi uma operação que matou mais de 100 mil pessoas, entre as quais, estavam alemães, canadenses, estadunidenses e britânicos.
  • Cerca de 20 mil civis morreram em razão da invasão.
  • A Normandia recebeu o ataque de milhares de bombas no momento da invasão.
  • Após o Dia D, os nazistas passaram a recuar até que, em menos de um ano, se renderam.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More