Potências petrolíferas – Os 12 maiores produtores de petróleo do mundo

O petróleo é um combustível fóssil muito valorizado e substância de grande influência. Confira quais são os 12 maiores produtores de petróleo do mundo.

0

O petróleo é uma substância oleosa, com densidade menor que a água e que pode ser encontrado nas superfícies profundas do planeta Terra.

Essa substância é muito utilizada como combustível fóssil e como matéria-prima para a produção de diversos produtos, como fabricação de plásticos, borrachas sintéticas, tintas, solventes e produtos cosméticos.

Por ser uma fonte de combustível e matéria-prima valiosa, os maiores produtores de petróleo representam grandes poderes entre a economia e potências mundiais.

Muitos países possuem extensas reservas de petróleo. A média de produção mundial por dia é de cerca de 99 milhões de barris de petróleo!

Diante deste número impressionante, confira nossa lista com os 12 maiores produtores de petróleo e conheça mais sobre cada uma dessas nações muito influentes mundialmente.

Maiores produtoras de petróleo do mundo

1. Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América são uma das maiores e mais poderosas potências do mundo, com forte influência política e econômica.

Apesar de possuir apenas a 12ª maior reserva de petróleo do mundo, os EUA conseguem dominar parte do mercado e apresentar a maior produção de petróleo de todo o planeta.

A média de produção diária é de 15 milhões de barris por dia.

2. Arábia Saudita

A Arábia Saudita é a grande produtora de petróleo do Oriente Médio, com grande importância na região, tanto política, quanto econômica.

O país possui a 2ª maior reserva petrolífera do mundo, ficando atrás apenas da Venezuela. Sua produção diária aproxima-se a 12 milhões de barris diariamente.

3. Rússia

A Rússia ocupa os primeiros lugares da lista de maiores produtores por um longo tempo. Sua reserva é a 8ª maior do mundo, representando parte relevante da economia do país.

A produção de petróleo diária da Rússia corresponde a um valor aproximado a 11 milhões de barris de petróleo.

4. Iraque

O Iraque está entre as nações mais influentes do Oriente Médio e em seu território está a 5ª maior reserva de petróleo do mundo.

Essa importante região já foi palco de muitas guerras e sofrimento, em decorrência da sua localização estratégica e riqueza em petróleo.

Sua produção diária corresponde a cerca de 4,6 milhões de barris de petróleo.

5. Canadá

O extenso território do Canadá detém a 3ª maior reserva de petróleo do mundo. Com tamanha disposição da substância, o país se tornou o 5º maior produtor de petróleo.

O Canadá vem se desenvolvendo na extração do petróleo e conquistando espaço no mercado. A cada ano são produzidos, em média, 4,2 milhões de barris de petróleo.

6. China

Assim como o Canadá, a China vem se desenvolvendo no ramo petrolífero. Atualmente, é a 6ª maior potência produtora e esse mercado se tornou significativo para a economia do país.

A China possui a 13ª maior reserva de petróleo do mundo e sua produção é aproximada a 3,8 milhões de barris por dia.

7. Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos representam um confederado de monarquias árabes, sendo elas Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira.

A região abriga a 7ª reserva de petróleo mais abundante do mundo. A produção petrolífera dos Emirados é de cerca de 3 milhões por dia.

8. Kuwait

O Kuwait é um emirado árabe soberano localizado na Ásia Ocidental. O país possui uma pequena extensão territorial e, ainda assim, detém a 6ª maior reserva de petróleo do mundo.

Por isso, a extração e produção do produto representa uma importante atividade econômica para o país. A produção de petróleo do país é apontada como 2,6 milhões de barris por dia.

9. Brasil

Nas últimas décadas o Brasil apresenta forte crescimento na exploração de petróleo. Com isso, a cada ano o país aumenta sua produção e altera sua posição entre os maiores produtores.

Atualmente, o Brasil é o 9º maior produtor de petróleo do mundo, com 2,6 milhões e barris por dia.

A extração da substância é feita em na reserva petrolífera do país, que é a 15ª maior do planeta.

10. Irã

O Irã está localizado em um território histórico, onde antigamente era habitado pelo povo Persa. É a segunda maior nação do Oriente Médio e detém a 4ª maior reserva de petróleo.

Essa abundância da substância proporciona uma grande extração e produção. Assim, a nação consegue produzir aproximadamente 2,2 milhões de barris cotidianamente.

11. México

O México é o 11º maior produtor de petróleo e detentor da 17ª maior reserva do mundo.

O petróleo é a maior fonte de renda de exportação do país, representando grande importância na economia. A produção diária corresponde a cerca de 2 milhões de barris de petróleo.

12. Noruega

No século XX, o petróleo exerceu grande influência para o desenvolvimento da economia da Noruega. Assim, a produção e exportação do petróleo se tornaram muito importantes para a economia local.

No 12º lugar da lista, a Noruega detém a 18º maior reserva do mundo, o que proporciona uma produção de 1,9 milhões de barris de petróleo por dia.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.