Plano de aula de Ciências – Características do solo – Ensino Fundamental
Nessa aula, os alunos observarão os componentes dos solos do entorno da escola.
O solo é a camada superficial da Terra, resultante do intemperismo e decomposição de rochas, onde os seres vivos habitam e cultivam seus alimentos.
Nesse plano de aula sobre as características dos solos, os alunos poderão coletar solos, observar as características de cada amostra que será coletada no entorno da escola.
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Plano de aula – Características do solo
TEMA: Características do solo
TEMPO SUGERIDO: 2 aulas
OBJETIVOS:
- Identificar componentes do solo;
- Coletar tipos diferentes de solo;
- Comparar os tipos de solo presentes na escola ou proximidades observando cor, textura, umidade, tamanho das partículas e permeabilidade.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Sacos de papel ou vidros;
- Etiquetas para identificação das amostras;
- Lápis;
- Kit jardinagem para recolher as amostras;
- Solo de diferentes áreas da escola, sugerimos da parte de fora, do local de recreação e da horta, se houver na escola;
- Bandejas preferencialmente brancas, se não for possível utilize folha sulfite no fundo;
- Garrafas PET (podem ser pequenas) cortadas ao meio, de forma que a parte da tampa forme um copinho;
- Água.
DESENVOLVIMENTO:
Para que essa aula seja melhor executada, as crianças deverão ter o conhecimento prévio sobre o que é solo e que os tipos de solo podem variar, conforme o meio ambiente onde ele é encontrado, a quantidade de matéria orgânica, vegetação, clima, tempo de formação, tipo de rocha matriz, interferência humana, etc.
Primeiramente, apresente o tema da aula para os alunos e pergunte quais tipos de solo eles conhecem. Direcione as respostas para encontrar solos diferentes, mesmo que seja por cores como “terra vermelha” e “terra preta”.
Pergunte aos alunos como eles acham que é o solo no entorno da escola. Deixe que eles explorem todas as hipóteses, sem pensar se estão certas ou erradas. Estimule para que todos participem deste momento.
Agora que vocês estão habituados ao assunto do dia, convide os alunos para uma caminhada pela escola, levem o kit jardinagem, os saquinhos de papel, as etiquetas e lápis.
Faça o trajeto com os alunos, observando tudo que há no solo, a vegetação, a exposição ao Sol, etc. Coletem pequenas amostras de cada local escolhido e identifiquem com as etiquetas.
Ao voltar para a sala, coloquem cada solo em uma bandeja e observem. Organize os alunos em grupos para facilitar essa etapa.
Depois, peça para que descrevam no caderno as principais características observáveis nos solos coletados. Sugira que utilizem dados como: cor, tamanho dos grãos, se é solto ou compacto, sensação de tato, se possui pedras, etc. Lembre-os de anotar também as características do local onde o solo foi coletado.
Em seguida, preparem o seguinte experimento:
- Coloque um pouco do solo na garrafa pet cortada, de forma que o solo fique na boca da garrafa;
- Abra a tampa e, com cuidado, derrame um pouco de água;
- Observe o tempo que a água leva para passar por cada tipo de solo.
Depois de analisar todos os solos, façam um resumo das principais características, anote no quadro e relacione-as com o clima e relevo da região.
Finalize a aula mostrando aos alunos que, mesmo em um pequeno local como a escola, podem existir diferentes tipos de solo.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa aula pode ser feita através da participação em sala e na atividade prática.
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Veja também:
- Plano de aula de Ciências – Ciclo da água – Ensino Fundamental
- Plano de aula de Ciências – Uso sustentável da água – Ensino Fundamental
- Plano de aula – Animais marinhos – 3º ano do Ensino Fundamental
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