Conheça os tipos de vegetação do Brasil e do mundo

O conjunto de plantas de uma determinada região recebe o nome de vegetação, esta é diretamente ligada ao tipo de clima predominante.

0

O que é vegetação? Vegetação é o conjunto de plantas de uma determinada região, estando o tipo de vegetação de cada região, diretamente ligada ao tipo de clima.

No entanto, essa regra só pode ser aplicada a vegetações naturais ou nativas, porque a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem e, desta forma, o primeiro elemento que é modificado pelo homem.

Se você não sabe quais são os tipos de vegetação do Brasil e do mundo, este artigo é para você. Continue lendo.

Vegetações do Brasil

Por ser um país com dimensões territoriais continentais, o Brasil abriga oito tipos principais de vegetação natural, sendo eles:

Floresta Amazônica 

Matas da Floresta Amazônica
Floresta Amazônica

Com clima equatorial e conhecida como Amazônia Legal, abriga milhões de espécies animais e vegetais, sendo de vital importância ao equilíbrio ambiental do planeta.

Ela é classificada como uma formação florestal Latifoliada, pois suas folhas são largas e agrupam-se densamente, geralmente atingindo grandes alturas.

Mata Atlântica 

Mata Atlântica
Mata Atlântica

A Mata Atlântica é caracterizada como uma floresta tropical e de clima tropical úmido. Foi a vegetação que mais sofreu devastação no Brasil, restando apenas 7% de sua cobertura original.

Era uma vegetação que se estendia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, mas que foi intensamente degradada pelos portugueses para a extração de madeira e plantio de cana-de-açúcar.

Caatinga 

Caatinga
Caatinga

É uma vegetação típica do clima semiárido, localizada no Nordeste brasileiro. Essa vegetação possui plantas espinhosas que causam empobrecimento do solo, dificultando mais ainda o desenvolvimento dessa região.

Cerrado

Cerrado
Cerrado

O Cerrado é uma vegetação típica do Planalto Central brasileiro, de clima tropical semiúmido, e considerado a segunda maior formação vegetal do Brasil. Apesar de sua paisagem ser composta por árvores baixas e retorcidas, é a vegetação com maior biodiversidade do planeta.

Somente nos últimos anos é que os ambientalistas têm se preocupado com esse ecossistema, que sofre vários danos ambientais causados pelas plantações de soja, cana-de-açúcar e pela pecuária.

Pantanal 

Pantanal
Pantanal

Localizado no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é considerada uma vegetação de transição, ou seja, uma formação vegetal heterogênea composta por diferentes ecossistemas.

Em determinadas épocas do ano, algumas porções são alagadas pelas cheias dos rios e é somente na estiagem que a vegetação se desenvolve.

Campos sulinos 

Pampa ou campos sulinos
Pampa ou campos sulinos

Essa vegetação também é conhecida como “pampas” e é característica de clima subtropical. Apresentam vegetação rasteira com a predominância de capins e gramíneas.

Mata de Araucária 

Mara de Araucárias
Mara de Araucárias

Essa vegetação é localizada no Paraná, e é típica de clima subtropical. Tem predominância de pinheiros e sua cobertura original é quase inexistente em razão da intensa exploração de madeira para a fabricação de móveis.

Mangues 

Manguezal
Manguezal

É um tipo de vegetação de formação litorânea, caracterizado principalmente por abranger várias vegetações. Os mangues ocorrem em áreas baixas, onde está sujeito a ação das marés.

Vegetações do mundo

Em todo o mundo são destacados nove principais tipos de vegetação, sendo eles: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea. Entenda a diferença entre elas.

Deserto

Deserto de Namíbia
Deserto

É a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas. Nessas regiões a quantidade de chuva é baixíssima, o que impossibilita o desenvolvimento da vida animal e da vegetação na maior parte dos desertos.

Estepe

Estepes
Estepes

Nesse tipo de vegetação o clima predominante é o temperado continental, comum na região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África. A cobertura vegetal é composta por gramíneas e arbustos de pequeno porte.

Tundra

Bioma Tundra
Bioma Tundra

Tundra é a vegetação predominante no extremo norte do Hemisfério Setentrional, onde apresenta baixas temperaturas. Esta é composta por capim e junco.

Floresta conífera

Floresta conífera
Floresta conífera

É comum nas regiões de temperaturas baixas, onde o clima é continental frio ou polar. A maioria das árvores têm folhas em formato de agulha, sendo uma forma de não acumular neve, como por exemplo, o pinheiro.

Floresta temperada

O que são Florestas Temperadas
Floresta temperada

Essa vegetação é típica de regiões de clima temperado, apresentando quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As principais vegetações são carvalhos, faias e bordos.

Floresta tropical

Floresta tropical
Floresta tropical

Está localizada em regiões próximas à linha do Equador. A temperatura média, a umidade e a quantidade de chuvas são bastante elevadas. A fauna e flora são diversificadas, como o que ocorre na Floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo.

Savana

Bioma Savana
Savana

Também conhecida como cerrado, a savana é comum na porção central da América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano. As árvores são de pequeno porte e têm o caule torto.

Vegetação de montanha

Vegetação de montanha
Vegetação de montanha

Essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento.

Vegetação mediterrânea

Vegetação mediterrânea
Vegetação mediterrânea

Por último, mas não menos importante, a vegetação mediterrânea. Essa vegetação é composta por várias árvores de pequeno porte, como por exemplo, oliveiras e sobreiros.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.